Economia

Crescimento do Quénia abrandou no 3º trimestre

O crescimento económico do Quénia desacelerou para 4,7 por cento em relação ao ano anterior no terceiro trimestre de 2022, abaixo dos 9,3 no mesmo período do ano anterior, informou, este sábado, o Gabinete de Estatística daquele país.

01/01/2023  Última atualização 07H37
Quénia espera crescimento superior a 5,0 por cento este ano © Fotografia por: DR

O crescimento do terceiro trimestre caiu quase pela metade em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a economia do Quénia recuperou das restrições da Covid-19 na maior economia da África Oriental.

A classe de Hoteis e Resautantes, bem como o comércio grossista e retalhista contribuíram para o crescimento, enquanto a agricultura, silvicultura e pescas e a indústria extractiva registaram uma ligeira contracção.

"A maioria dos sectores da economia queniana registou crescimentos desacelerados devido às taxas de crescimento significativamente altas verificadas no terceiro trimestre de 2021, que se traduziram na recuperação do impacto da pandemia da Covid-19”, declarou serviço queniano de Estatística.

No segundo trimestre, a economia cresceu 5,2 por cento, diante dos 11 no mesmo período do ano anterior.

O Ministério das Finanças do Quénia prevê um crescimento económico estimado em 5,3 por cento em 2022 e 6,0 por cento em 2023.

Uma pesquisa da Reuters em Outubro estabeleceu  que a economia do Quénia provavelmente cresce 5,5 por cento este ano e 5,4 no ano que vem.

Como outras economias do mundo, o Quénia está a ser afectada pelo  aumento generalizado dos preços das matérias-primas básicas, agravado pela pior seca em quatro décadas. O défice em conta corrente aumentou 5,5 por cento, para 1,57 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2022, acima dos  1,50 mil milhões no trimestre correspondente do ano passado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia