Gente

Lenda da velocidade nos campos angolanos

Gaspar Abreu Neto, este nome pode não ser familiar para a nova geração do futebol angolano. Isso talvez não seja culpa dele, mas sim das instituições desportivas, especialmente dos clubes que ainda não adoptaram a cultura de registar e divulgar a sua história, que, por sinal, é construída pelos próprios atletas que por eles passam. As novas tecnologias de informação podem ajudar neste sentido.

07/03/2024  Última atualização 08H00
Gaspar Abreu Neto © Fotografia por: DR
Este homem de estatura baixa e incrivelmente veloz, que recebia a bola na linha lateral do campo e deixava os seus adversários "quilómetros atrás" no sprint, foi um craque do futebol nas décadas de 70, 80 e início dos anos 90. Ele vestiu as camisolas do FC de Luanda, Petro de Luanda, Sporting Clube de Luanda, Sagrada Esperança da Lunda-Norte, Sassamba da Lunda-Sul, Sonangol do Namibe, onde encerrou a sua carreira. Também vestiu a camisola da Selecção Nacional. Abreu é daqueles jogadores que merecia uma estátua no time do Eixo-Viaro. Ele foi o autor do primeiro golo do Petro de Luanda na sua estreia no Girabola em 1981 e também do primeiro golo do Campeonato neste ano. Em termos de velocidade, somente é comparável a nomes como Ndungidi, Abel Campos, Vicy, Mendinho, o saudoso Paulão, Castela e alguns poucos outros, algo que não se vê mais nos dias de hoje no nosso futebol.

Há poucos dias, deparamo-nos com Abreu num dos supermercados da capital. Ele continua a ser aquela pessoa simpática, com boa aparência e sempre jovial, apesar dos cabelos e barba brancos. Foi um reencontro agradável com essa estrela do futebol nacional, que muito brevemente, esperamos tê-lo na primeira pessoa, nas páginas do Jornal de Angola ou do Jornal dos Desportos, a contar a história da sua carreira desportiva.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente