Opinião

16/06/2024 Última atualização 10H24
Opinião

Um dia memorável em Kaxicane

Sentados sobre as almofadas vermelhas debaixo da pérgula, as crianças visitantes aguardavam pela “Hora do Conto”. Pode dizer-se que estavam ansiosas, como de resto os seus olhos diziam. Os professores pediam-lhes silêncio, quando surgiu a narradora escolhida para esse dia.

16/06/2024 Última atualização 10H23
Opinião

O menino inteligente e o padrasto malvado

Ngunza possuía um sentido cognitivo muito forte, era extremamente inteligente e com um sexto sentido que o impelia a fazer coisas e dizer palavras sem saber por quê ou como…

16/06/2024 Última atualização 10H21
Opinião

A síndrome do mundo mau

É comum, segundo efeitos específicos da Síndrome do Mundo Mau, que pessoas afectadas acreditem que a taxa de criminalidade é muito maior do que realmente é, gerando o aumento da desconfiança em relação a outras pessoas e a crença de que a maioria das pessoas é perigosa ou mal-intencionada. Há pessoas que deixam de sair de casa porque assistiram a um assalto pela televisão…

16/06/2024 Última atualização 10H16
Opinião

Livros, a paixão que persiste no tempo

Em Cacuaco, no bairro 4 de Fevereiro (Ecocampo), de algum tempo a esta parte, está na forja um movimento de troca de livros entre amigos e conhecidos, a exemplo dos tempos de antanho. A turma que persegue este desiderato encontra nos debates e comentários após a leitura uma forma de socialização em jeito de tertúlia, regada de birras, wines, maruvos e mesmo “água do chefe”

16/06/2024 Última atualização 07H30
Opinião

Lourenço, a lei do retorno (Parte I)

Via nas horas um trem sem freio algum. Quanto mais rente da hora que o docente de Direito Constitucional aprazou a sua segunda prova, a minha incontinência emocional agravava. Na altura, as ondas de choque já haviam preludiado a chegada da cadeira. "Tenham muito cuidado com DC.

16/06/2024 Última atualização 07H28
Opinião

Educação financeira e os impactos futuros nas famílias

O nível de literacia financeira em Angola, extensivo à população com 15 ou mais anos de idade, estima-se aos 25 por cento- (INE-2022).Nesta base, releva se a província de Luanda, com indicadores acima da média nacional com 28,8 por cento.Tomando as demais localidades, os indicadores que ainda reflectem acentuada preocupação.

16/06/2024 Última atualização 07H25
Opinião

A aposta no digital

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, queiramos ou não. É um processo irreversível e quem não se integrar ao sistema ficará para trás. A tendência actual é de integração digital, afectando directamente a nossa rotina diária. Seja nos negócios privados, ou na gestão pública, as novas tecnologias têm uma presença marcante. A aposta nesta área não deve ser encarada como mero capricho ou atracção para a juventude, como se costuma dizer em ocasiões em que queremos justificar o nosso atraso no conhecimento tecnológico.

15/06/2024 Última atualização 10H55
Opinião

Angotic: motor da modernização e crescimento da economia angolana

A Angotic está cada vez mais na vanguarda da modernização tecnológica e tem, cada vez mais, demonstrado ser uma alavanca poderosa na transformação económica e empresarial do país.

15/06/2024 Última atualização 10H53
Opinião

As operações de paz da ONU na agenda da Política Externa de Angola

Na História Contemporânea das Relações Internacionais Africanas, Angola está no topo da lista de países que, nos finais do século XX e início do século XXI, conheceram o maior número de operações de apoio à paz, que designamos também de operações de paz ou missões de paz.

15/06/2024 Última atualização 10H52
Opinião

Subvenção de medicamentos para hipertensão e diabetes

Depois de alguns meses dedicados ao estudo, finalmente, está mais próxima a subvenção de medicamentos para doenças crónicas, como a hipertensão e diabetes.

14/06/2024 Última atualização 10H20
Opinião

Fogo-de-artifício fica para depois..

Aprendemos na escola da vida, que em toda empreitada em que o homem se entrega, dedicadamente, o optimismo deve sobrepor-se ao pessimismo. A crença não deve dar lugar à descrença, sob pena de acomodar os fantasmas do mal, e haver maior propensão para o fracasso. Porém, também não é motivo bastante para tal optimismo superar os limites da normalidade, e resvalar em excessos.

14/06/2024 Última atualização 09H54
Opinião

ANC pronto a enfrentar uma nova caminhada

O novo Parlamento sul-africano saído das eleições de 29 de Maio entra hoje em funções com a tomada de posse, na Cidade do Cabo, dos deputados eleitos, em cerimónia em que estes, por sua vez, elegem as figuras para os principais cargos do órgão legislativo e o seu presidente conduz o processo de eleição do Presidente da República.