Opinião

Angotic: motor da modernização e crescimento da economia angolana

Willian de Oliveira *

*CEO TIS Tech Angola (empresa do mercado digital)

A Angotic está cada vez mais na vanguarda da modernização tecnológica e tem, cada vez mais, demonstrado ser uma alavanca poderosa na transformação económica e empresarial do país.

15/06/2024  Última atualização 10H55

Este evento anual é um catalisador para inovação, atraindo investimentos essenciais e apoiando o florescimento de startups, que são sem dúvida uma importante parte da nossa economia.

 Um ponto alto desta feira anual de tecnologia foi a aposta em workshops, palestras e painéis dedicados às diferentes áreas da tecnologia. Com temas como inteligência artificial (IA), aos recursos humanos, passando por segurança cibernética, desenvolvimento de software, dados, fintechs ou mesmo a importâncias das startups, foi possível criar um ambiente de partilha de conhecimento, incentivo ao crescimento e capacitação. 

 Dentro destes temas a automatização e a Inteligência Artificial (IA) destacaram-se como uma força transformadora na Angotic. As palestras e workshops em torno destas temáticas proporcionam visões para um maior sucesso e oferecem estratégias práticas para integrar a IA nas operações diárias das empresas. Esta abordagem capacitou as empresas e inspirou empreendedores a explorar novas possibilidades que a IA pode desbloquear em diversos sectores.

 Uma outra área de destaque foi o apoio contínuo às startups que foi um exemplo de como o evento não discute só as tendências, mas também promove um ecossistema empreendedor. Este apoio é vital, pois as startups são muitas vezes os primeiros a adoptar e adaptar novas tecnologias, propulsando a inovação e o desenvolvimento económico. O ambiente da Angotic, rico em networking e partilha de conhecimentos, é o terreno fértil ideal para que estas empresas floresçam e inovem.

 Com o aumento da digitalização, a cibersegurança é uma área de crítica, e além de todos os produtos e serviços disponíveis na feira, houve também lugar a momentos de partilha de conhecimento, com painéis e masterclasses sobre o assunto, de forma a sensibilizar e capacitar os presentes para a protecção dos negócios na era digital.

 Estes temas são efectivamente essenciais para equipar os empresários com as ferramentas necessárias para proteger as suas infra-estruturas, de riscos potenciais com soluções que podem ser implementadas, para garantir a segurança dos dados empresariais e pessoais.

 Finalmente, mas não menos importante, a participação de investidores e empresas globais na Angotic é um testemunho da sua importância como plataforma de investimento. Ao facilitar parcerias que são importantes para o influxo de capital, tecnologia e expertise, promove o crescimento e a inovação contínuos. Este suporte ao investimento fortalece o tecido empresarial e coloca o país no caminho certo para uma economia digital robusta e sustentável.

 Portanto, a Angotic não é só um evento. É um catalisador para a modernização, um ponto de encontro para as mentes mais brilhantes da tecnologia e um facilitador para investimentos estratégicos. Para todos os executivos e empreendedores este evento representa uma oportunidade imperdível de se envolver com as últimas inovações, de cultivar parcerias significativas e de liderar o caminho em direcção a uma economia digitalizada e segura.

 

*CEO TIS

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião