Desporto

Domingos Inguila vai a enterrar hoje

Eduardo Gito

O antigo central e técnico dos Palancas Negras, Domingos Inguila João, falecido aos 78 anos na passada sexta-feira, numa das unidades hospitalares de Luanda, vai a enterrar hoje no Cemitério do Alto das Cruzes. É um dos maiores nomes do futebol nacional no antes e pós-independência.

22/05/2024  Última atualização 14H10
Exéquias encerram no EMG © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Antes da partida para o campo santo do bairro Miramar, às 8h30, acontece a partida da urna para a Igreja Metodista Central de Luanda, onde, às 9h00, se realiza o culto de corpo presente.

O programa de exéquias contempla a partida para o cemitério do Alto das Cruzes às 10h00. No local, serão feitas homenagens da família, Igreja Metodista, de outras entidades e intervenção da Igreja Católica. As condolências serão apresentadas no Ex-RI20, instalações do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.

Natural de Ambrizete, actual Nzeto, província do Zaire, Inguila foi tetra-campeão Provincial de Angola pelo Atlético Sport Aviação (ASA), em 1964, 1965, 1966 e 1967. Fez parte de um plantel formado por outras lendas, com destaque para Cerqueira, Faria, Justino, Garrido, Armindo, Cruz, Gaspar, Valente, Juvenal, Eduardo João, Dinis Prado, às ordens do Treinador Humberto Frade.

Em Luanda, o antigo defesa central vestiu também a camisola dos Ases Futebol Clube do Ambrizete, formação de que faziam parte nomes nomo: Justino Fernandes, Eduardo João, Miguelito, Oliveira Caio, Jorge, Luís Mala e Tubarão Piza.

Internacionalmente, Inguila ficou conhecido após transferir-se em 1969 para o Sport Lisboa e Benfica.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto