Regiões

Cunene: Auxílio à imigração termina em detenção

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Cunene, deteve, na fronteira Angola-Namíbia, um agente da Polícia Nacional, colocado na Unidade de Guarda Fronteira, em Santa-Clara, por suposto, auxílio à imigração. A informação foi avançada, sábado, pelo porta-voz da corporação daquela província.

20/05/2024  Última atualização 09H48

Beloune Carlos explicou que o suposto infractor, com a patente de primeiro-subchefe da Polícia de Guarda Fronteira, foi detido juntamente com dois cidadãos nacionais, quando tentavam facilitar a imigração de quatro cidadãos Etíopes para a República da Namíbia.

O porta-voz disse que os estrangeiros entraram no país pelo Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda, onde adquiriram vistos de turismo e partiram ao Cunene, com a transportadora Huambo Expresso. O destino final, de acordo com as investigações, era a África do Sul.

Para o auxílio da prática ilegal, continuou, os supostos envolvidos são acusados de terem recebido 8.400 dólares namibiano e 20.000 em kwanzas. Os supostos facilitadores de imigração foram entregues ao magistrado do Ministério Público que remeteu o processo ao Juiz de Garantia para o interrogatório judicial, enquanto os estrangeiros foram encaminhados para o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Beloune Carlos sublinhou que a detenção sistemática de estrangeiros que tentam entrar ilegalmente no país, e dos cidadãos nacionais que os apoiam, é fruto de um trabalho apurado entre o SIC e o SME. A prática de auxílio à imigração, esclareceu, tende a aumentar na província, facto que obriga as forças conjuntas de defesa e segurança a redobrar medidas de controlo e de verificação nos postos instalados ao longo da fronteira Angola-Namíbia.

 
Investigação

O SIC, no Cunene, apresentou, sábado, à imprensa, em Ondjiva, um grupo composto por quatro cidadãos acusados de serem os supostos autores de furtos e assaltos de residência com recursos à arma de fogo.

O grupo, com base nas investigações, actuava nas províncias do Cunene e Huíla. Beloure Carlos disse que a detenção ocorreu durante a micro-operação "Calili", que permitiu o esclarecimento de 20 crimes. Os detidos já foram apresentados ao Ministério Público e ao Juiz de Garantia, que aplicou a medida de prisão preventiva.

 
Trânsito

Um milhão e 70 mil kwanzas foi arrecadado, em uma semana, pela Unidade de Polícia de Trânsito na província do Cunene, como resultado de 62 multas pagas nas repartições fiscais.

Os dados constam do Relatório da Situação Pública do Comando Provincial da Polícia Nacional, no qual é destacada, ainda, a apreensão de 11 viaturas, 71 motociclos, 63 cartas de condução, 44 livretes, cinco verbetes e dez títulos de propriedades. 

O documento realça, também, a apreensão de 755 litros de combustível, em Santa Clara, que tinham como destino a vizinha República da Namíbia.

 
Bombeiros

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), no Cunene, registou, durante o primeiro trimestre deste ano, 13 mortes e o ferimento de 20 pessoas, devido aos acidentes de viação, de acordo com o relatório da corporação.

A maioria das mortes, sete no caso, foram por afogamento. No mesmo período, os Bombeiros registaram 12 incêndios.


Elautério Silipuleni | Ondjiva e Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões