Desporto

Angola pode confirmar “quartos”ante a Tanzânia

Adilson Francisco

Jornalista

A Selecção Nacional de futebol para amputados pode confirmar o apuramento aos quartos-de-final, caso vença a Tanzânia, quando jogarem hoje, às 16h00, no Estádio Petro Sport, em partida referente à segunda jornada do Grupo D, da sétima edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se disputa no Cairo, Egipto.

21/05/2024  Última atualização 06H34
A Selecção traçou estratégias visando ao encontro frente aos tanzanianos © Fotografia por: Edições Novembro

Após a goleada imposta à Serra Leoa, 4-0, os pupilos de Augusto Baptista "Cheto" têm a possibilidade de garantir o acesso à próxima fase da competição. 

No jogo, o favoritismo recai para Angola, pois apresenta mais argumentos futebolísticos, porém, esse requisito não deve servir para menosprezar o adversário. Os vice-campeões mundiais devem justificar , em campo, a superioridade, ante um conjunto que se afigura presa difícil e pode contrariar os propósitos dos angolanos.

O "sete” nacional deve encarar os tanzanianos com determinação, a fim de alcançar os pontos necessários para os "quartos". À semelhança da ronda passada, os angolanos precisam imprimir a mesma atitude , de forma a apresentar neste importante compromisso, uma exibição à altura das exigências e assim, brindar  dos angolanos, uma vitória com duplo sabor.

Na prova, a Tanzânia ainda não disputou qualquer jogo e se apresenta mais refrescada no capítulo  fisíco,  factor que pode espicaçar o jogo dos campeões africanos de 2019.

Os tanzanianos não são "ilustres” estranhos no africano e guardam no histórico a chegada às meias-finais na edição passada do CAN. Com rigor, determinação, aliada à disciplina táctica, Angola possui os requisitos para chamar a si a responsabilidade do desafio e conquistar os pontos, não fosse o campeão do mundo de 2018 e vice-campeão em 2022.

Para que a Selecção Nacional encaixe os pontos decisivos, o seleccionador Augusto Baptista traçou uma estratégia que visa anular o desempenho das principais unidades da Tanzânia, com o propósito de as coarctar investidas direccionadas à baliza de Sebastião Canjuluka.

Cheto sabe que o oponente é outro e dispõe de um estilo de jogo diferente, por isso, deve implementar um futebol de pressão alta do primeiro ao último minuto. Quanto mais Angola estiver no meio campo da selecção de Samia Suluhu, mais perto estará da vitória.

Angola ocupa o primeiro lugar do Grupo D, com 3 pontos, seguida da Tanzânia e Serra Leoa, ambas com zero. 

 
Cheto acredita na vitória

O treinador Augusto Baptista afirmou que o grupo está focado em alcançar o triunfo e garantir o apuramento aos quartos-de-final, em jogo diante da Tanzânia, pontuável para a segunda jornada do Grupo D, do africano.

Em declarações ao Jornal de Angola, Cheto argumentou: "Temos o objectivo de vencer este encontro, porque confirma a nossa qualificação aos quartos. Dispomos de um conjunto capaz para isso e faremos tudo no sentido de vencer a partida”.

Segundo o técnico, o combinado angolano está compenetrado e coeso no sentido de encarar o adversário de hoje.

"Depois da vitória diante da Serra Leoa, a equipa está animada para mais um confronto. A entrega dos jogadores no treino foi visível e até ao momento, felizmente, não há lesões”, afirmou.

Sobre a Tanzânia, o "pastor" da Selecção Nacional avaliou: É um conjunto forte e no CAN de 2021 esteve nas meias-finais. Devemos ter cautela e seriedade para contrapor as jogadas do nosso oponente".

O seleccionador pode hoje lançar o seguinte "sete” inicial: Sebastião Canjuluka (guarda-redes), Paciência Félix e Manuel Lingate (defesas), Laurindo Lukamba, Francisco Amaro e Pedro Vicente (médios) e Heno Adão (avançado).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto