Especial

Nave Starliner da Boeing preparada para 1.ª missão espacial tripulada

A nave Starliner da Boeing recebeu 'luz verde' para a sua primeira missão espacial tripulada, prevista para a madrugada de segunda-feira, desde do Cabo Canaveral, Florida (EUA), com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

05/05/2024  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR

A informação foi adiantada pela NASA e a construtora de aviões norte-americana. O responsável do programa de tripulação comercial da agência espacial norte-americana, Steve Stich, destacou que as revisões preparatórias finais da missão foram positivas e a nave obteve autorização final para a sua viagem.

A cápsula vai descolar movida por um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) a partir de uma plataforma no Cabo Canaveral às 22:34 de segunda-feira (03:34 de Luanda), com os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams a bordo.

"Teremos uma aventura totalmente nova. Esta é uma parte importante da nossa exploração espacial e do que chamo a 'era de ouro da exploração espacial”, frisou o chefe da NASA, Bill Nelson, citado pelo site Notícias ao Minuto.

O sucesso desta missão significará que a NASA terá um segundo fornecedor, depois da SpaceX, para o transporte de missões tripuladas e de carga até ao laboratório espacial, depois dos contratos assinados com as duas empresas em 2014.

Se descolar com sucesso, a nave chegará à ISS na quarta-feira e os seus dois tripulantes permanecerão na estação durante cerca de uma semana, antes de regressarem ao sudoeste dos Estados Unidos, através de um sistema aprimorado de paraquedas da Starliner.

No ano passado, problemas detectados no sistema de paraquedas e em algumas fitas de fibra de vidro obrigaram a adiar a missão quando faltava um mês e meio para a descolagem, marcada para 21 de Julho..

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial