Desporto

Wiliete desaloja 1.º de Agosto da quinta posição na prova

Jorge Neto

Jornalista

O Wiliete de Benguela ascendeu à quinta posição do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão, Girabola, ao vencer, domingo, o São Salvador do Kongo, por 2-1, desalojando o 1.º de Agosto da posição, sendo um dos destaques no encerramento da 26.ª jornada.

13/05/2024  Última atualização 10H14
Formação de Benguela precisou correr atrás do resultado para garantir os três pontos © Fotografia por: Garcia Mayatoko| Edições Novembro

Num desafio de emoções, a formação orientada por Paulino Júnior fez a reviravolta no resultado. Os visitantes foram atrevidos e adiantaram-se no marcador, aos 21 minutos, por Baloteli, mas Kinho respondeu, aos 30 minutos, de penálti, e Adó Pena, aos 39´, colocou em vantagem a turma benguelense.

Na segunda parte, os "forasteiros” condicionaram o regresso ao jogo, devido a um desentendimento com os apanha-bolas da equipa anfitriã, situação que gerou um mau clima. Contudo, os dois conjuntos acordaram a retoma do desafio, cujo resultado se manteve.

O Desportivo da Huíla cumpriu a missão caseira de somar os três pontos na recepção ao Clube Recreativo União de Malanje, por 3-0. O gambiano Barri foi o homem do jogo ao bisar no desafio, aos 44´e 65 minutos e Beibi sentenciou o resultado aos 81 minutos. A vitória coloca os huilanos na partilha da quinta posição, com o Wiliete, mas a desvantagem no confronto directo coloca a equipa de Paulo Torres logo a seguir.

O FC Bravos do Maquis recebeu e venceu o Santa Rita de Cássia, por 2-1. Os maquisardes não esperaram pelo estudo mútuo e marcaram cedo, aos 4 minutos, por Migo, ao aproveitar a desatenção da defesa adversária. O cartão vermelho averbado a Raúl, aos 33 minutos, condicionou o resto da partida para os católicos.

A formação de Mário Soares não teve dó das preces manifestadas pelos católicos e carimbou o triunfo aos 90+5 minutos, por Macaiabo.

O conjunto de Ngoma Rafael foi incapaz de travar o ataque dos anfitriões, num desafio, onde não teve dificuldades em criar oportunidades para marcar. O resultado deixa o clube presidido por Nzolane Pedro na zona aflitiva e a precisar de pontos urgentemente para sair da zona de despromoção.

 
Abertura da ronda

No sábado, o Sagrada Esperança vestiu o fato-macaco e venceu o Kabuscorp do Palanca no Estádio dos Coqueiros, por 3-2, num jogo electrizante, impróprio para cardíacos. Os diamantíferos marcaram por Dabanda, aos 12 minutos, e Benarfa, aos 20´, restabeleceu a igualdade de penálti, um castigo máximo que criou polémica. Fabrício não poupou a sua antiga equipa e marcou aos 32´. Celso Cabuço dilatou o marcador aos 47 minutos e Merdi encurtou a desvantagem para os palaquinos.

A vitória permite que os comandados de Roque Sapiri liderem o Girabola, com os mesmos 53 pontos do Petro de Luanda, que folgou nesta ronda.

O Sporting de Cabinda deu o ar da sua graça ao ampliar a crise de resultados do Desportivo da Lunda-Sul, com uma vitória de 2-1 e deixou a última posição. Filipe, aos 10 minutos, e Henriques aos 70´, ao passo que Cuxixima, aos 57 minutos, descontou para os lundas. A formação orientada pelo brasileiro Maurílio Silva atrasou-se na corrida pelo título.

A Académica do Lobito e o 1.º de Agosto acordaram o empate a um golo, no Estádio do Buraco. O livre directo de Estevão, aos 10 minutos, adiantou os estudantes, enquanto Obed, aos 15´, igualou. A partida ficou igualmente marcada pela expulsão de Mabelé, no primeiro tempo.

O Interclube colocou o Recreativo do Libolo em mãos lençóis no duelo de campeões, ao vencer com golo de Midinho, no último minuto do desafio. A formação de Bodunha está próxima de garantir a permanência, enquanto os pupilos de Hélder Teixeira seguram a penúltima posição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto