Desporto

Petro e Sagrada entram em cena na luta pelo título

Marcial Batunina

Jornalista

Três jogos estão reservados para hoje no prosseguimento da ronda 28 do Girabola, com destaque para a deslocação do Petro de Luanda ao reduto do Desportivo da Huíla, às 15h30, no Estádio Nacional Tundavala no Lubango.

26/05/2024  Última atualização 11H41
Campeão nacional pode revalidar a conquista do campeonato hoje à tarde no Tundavala © Fotografia por: Edições Novembro

A equipa de Alexandre Santos apresenta altos níveis motivacionais, pois, vê cada vez mais próximo a possibilidade de conquistar o tricampeonato. A vitória moralizadora na deslocação à cidade do "Bago Vermelho” colocou a equipa tricolor com uma margem confortável.

O Desportivo da Huíla é um adversário que impõe respeito e todo o cuidado é necessário, pois a sétima posição, que ocupa na tabela classificativa, não é obra do acaso, aliado ao facto de realizar boas exibições em casa, na segunda volta.

Os militares da Região Sul almejam a vitória e trabalharam árduo durante a semana para complicar a vida aos petrolíferos. A realizar uma época tranquila, os resultados conseguidos até à presente jornada colocam a equipa da casa como um "coconote duro de partir”.

De resto, será um reencontro entre dois treinadores portugueses. De um lado Alexandre Santos (Petro de Luanda) e do outro, Paulo Torres (Desportivo da Huíla). No frente-a-frente entre ambos, o técnico do Catetão levou a melhor na primeira volta, fruto do triunfo de 1-0, no jogo disputado no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Em caso de vitória do campeão nacional e derrota dos lundas, os tricolores revalidam o título e festejam a conquista do Tri. O conjunto do Eixo Viário teria sete (7) pontos de vantagem e os diamantíferos teriam apenas seis pontos em disputa.

 
Wiliete vs Sagrada

O Sagrada Esperança visita hoje o Wiliete de Benguela, às 16h00, no Estádio Nacional de Ombaka na cidade das Acácias Rubras. É outro embate que priva a atenção do público dos dois emblemas com possibilidade de conquistarem o título.

A equipa de Roque Sapiri não tem margem para erros. Todos os jogos restantes são encarados como autênticas finais. Os diamantíferos ocupam o segundo lugar da prova doméstica com 56 pontos, menos quatro que o líder que tem o título de campeão aos seus pés.

O Sagrada Esperança vai entrar com as setas viradas ao ataque, sem menosprezar o sector defensivo. Aliás, o Wiliete não é uma pêra doce. O quinto lugar, que ocupa na tabela classificativa, obriga os visitantes a redobrar as cautelas. A equipa benguelense vai jogar em casa, diante do seu público, pelo que, é uma partida com prognóstico sensível de ser feito.

Os diamantíferos dependem dos resultados do principal oponente na luta pelo título, ou seja, esperam por alguma queda dos petrolíferos no Lubango para reduzir a vantagem na tabela. Embora tenham superioridade no confronto directo, esse quesito, por enquanto, não dispõe de qualquer serventia.

 
Transmissão televisiva

De acordo com a programação da Televisão Pública de Angola (TPA), o encontro entre Wiliete de Benguela e Sagrada Esperança será transmitido no Canal 2 da  estação. Por se tratar de um duelo de relevo, à semelhança do Desportivo da Huíla e Petro, a direcção responsável pela produção de conteúdos vai brindar os telespectadores com o jogo.

Ainda hoje, às 15h30, o Santa Rita recebe a Académica de Lobito, no encontro entre os aflitos no fundo da tabela classificativa. Os estudantes respiram com algum alívio e ocupam o décimo posto com 27 pontos, contra os 22 dos católicos que estão no 12.° lugar.

No Estádio França Ndalu, o 1.º de Agosto, a realizar uma das piores campanhas das últimas época, recebe o São Salvador, equipa que precisa de pontuar a todo o custo para manter o sonho da manutenção no Girabola.


Paulo Torres(CDH)
"Vamos encarar o jogo olho nos olhos”

Paulo Torres, treinador do Desportivo da Huíla, coloca pressão ao Petro de Luanda no jogo desta tarde no Lubango.

"Conhecemos o Petro e vamos encarar o jogo olho nos olhos. Vamos jogar em casa e temos os nossos argumentos e a estratégia bem definidos. Não tenho nenhum problema em afirmar isso. Já jogámos muitas vezes e, na última vez, perdemos aos 90+1, no Estádio 11 de Novembro. Teremos uma batalha difícil, mas que procuraremos conquistá-la”, destacou.

O timoneiro português lamentou o facto de não contar com alguns jogadores emprestados pelo Petro de Luanda, como são os casos de Beny, Dos Santos e o Karanga: "Por força dos acordos que temos, não vão ao jogo, porque estão emprestados”, justificou.

Por último, o técnico espera tirar proveito do clima e do apoio dos adeptos para pontuar e manter o ciclo de bons resultados em casa nesta segunda volta.

 José Narciso, no Lubango


 Luís Garcia (Petro)
"Temos de ser intensos em campo”

O técnico adjunto do Petro de Luanda, Luís Garcia, garantiu ontem, em conferência de imprensa, a predisposição do grupo para fazer um bom resultado na cidade do Lubango.

 "Será um jogo difícil com uma equipa muito bem estruturada, organizada que joga em casa e pratica um bom futebol. O Desportivo cria-nos sempre dificuldades no Lubango e, amanhã, (hoje) não fugirá à regra”, antevê.

Com a possibilidade de se sagrar campeão já neste jogo, caso vença, o técnico revelou estar apenas focados no desafio que lhes diz respeito, pois a próxima partida é a mais importante. Por isso, estão focadas e não pensam noutra coisa.

"Temos a consciência disso. Sabemos que teremos muitas complicações no jogo. Daí que fizemos uma preparação a olhar nos aspectos referidos. Temos de ser intensos e lutar para conquistar os três pontos no final. O clima tem sido um adversário, mas estamos precavidos e, amanhã (hoje), queremos estar na máxima força”, disse.

Valódia Kambata

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto