Sociedade

Estados Unidos: Jovens angolanos beneficiam de formação em liderança

Engrácia Francisco

Jornalista

Quinze angolanos e dois santomenses embarcam, dentro de dias, aos Estados Unidos em bolsa de estudo pelo Programa Mandela Washington, destinado a jovens líderes africanos 2024.

21/05/2024  Última atualização 07H36
Embaixador americano trocou impressões com bolseiros © Fotografia por: Maria Augusta|Edições Novembro

O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi, disse que os estudantes serão distribuídos por 27 institutos de ensino dos EUA, onde vão adquirir conhecimentos sobre negócios, engajamento cívico e gestão pública.

"Todos os institutos vão oferecer formação intensiva, aulas práticas, capacitação de liderança, visitas, actividades de serviço comunitário, oportunidades de networking e acções culturais", destacou.

Tulinabo Mushingi reforçou a importância de manter um compromisso sustentável com o continente africano. "A mais recente visita do secretário de Estado dos EUA, em Janeiro, e da administradora do USAID, no mês passado, fortaleceram mais ainda a cooperação e a parceria económica entre os nossos países", disse.

Para o embaixador, os programas de intercâmbio do Governo dos EUA são uma parte fundamental da diplomacia em acção. "As parcerias exigem o envolvimento de pessoas. É isso que o programa de intercâmbio, como o Mandela Washington, faz. Move pessoas para obter mais conhecimento", disse.

Criada em 2014, a bolsa de estudos Mandela Washington para líderes africanos formou quase 6.500 jovens de todos os países da África Subsaariana em matérias académicas e de liderança.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade