Desporto

BAL: Campeão nacional perde fulgor diante do Monastir

Juscelino da Silva

Jornalista

Sem capacidade de reacção, a equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda começou com derrota a disputa dos quartos-de-final da IV edição da Basketball Africa League (BAL), ao perder sábado diante do US Monastir da Tunísia por 67-70, partida realizada no Pavilhão Arena BK, em Kigali, capital do Rwanda e disputa o apuramento para a outra fase com o AS Douanes do Senegal.

26/05/2024  Última atualização 07H37
Angolanos jogam cartada decisva na segunda-feira © Fotografia por: DR

Sergio Valdeolmillos e atletas sabiam de antemão que o jogo não seria fácil. A derrota do campeão nacional começou a ser desenhada no primeiro quarto, com os nervos e a ansiedade a tomarem conta dos jogadores, e perdeu por 13-16 no primeiro quarto.

No reatamento, os angolanos melhoraram na defesa e anularam o maior pender ofensivo dos tunisinos. O plano durou cerca de dois minutos, pois o adversário conseguiu desfazer a muralha defensiva da turma do Eixo Viário com as suas torres bem direccionadas para o ataque, casos de Ater Majok e Firas Lahyani.

Com os inúmeros erros defensivos por parte do Petro de Luanda, o Monastir foi para o intervalo maior a vencer por 25-17. Os petrolíferos, que dependiam da inspiração do pequeno grande base Childe Dundão e do extremo Glofate Buiamba com triplos e smashes, remavam contra a maré.

No terceiro quarto, o espanhol ao serviço dos campeões nacionais mandou para a quadra o mesmo cinco que começou a partida, com o base Childe Dundão, extremo-base Carlos Morais e Gerson Gonçalves "Lukeny”, extremo-poste Abubakar Gakou e poste Yanick Moreira. O Petro passou a defender melhor e com rápida circulação de bola abriu uma vantagem de oito pontos, mas a falta de consistência permitiu que o adversário recuperasse a desvantagem por 16-19, e voltou a vencer.

No último quarto, os angolanos entraram determinados a inverter o quadro. Na ausência do capitão Carlos Morais, a nova aquisição dos petrolíferos Nicholas Faust assumiu o jogo ofensivo liderando os colegas na quadra.

O Monastir voltou a puxar dos galões, encostou o Petro às cordas e empatou o jogo.  Quando faltavam vinte segundos para terminar a partida, o poste Firas Lahyani acertou um lançamento da linha dos seis metros e setenta e cinco centímetros, garantindo o triunfo da equipa, fixando o quarto período em 13-18 nos parciais, e 67-70 como resultado final.

No campeão nacional Abubakar Gakou, com 16 pontos, foi a unidade mais produtiva, seguido por Nicholas Faust, com 12, enquanto o cestinha da partida foi o poste do Monastir Firas Lahyani, com 24 pontos. Apesar da derrota, o combinado nacional vai decidir o apuramento às meias-finais na próxima segunda-feira diante do Rivers Hoppers ou AS Douanes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto