Mundo

África do Sul: Thabo Mbeki faz campanha pelo ANC

O ex-Presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, prometeu, neste domingo, remover as “maçãs podres” e “ladrões” do partido governante, o Congresso Nacional Africano (ANC), na sigla em inglês. Mbeki, de 81 anos, esteve em campanha para o ANC pela primeira vez antes das eleições de Maio.

29/04/2024  Última atualização 09H50
© Fotografia por: DR

Segundo a BBC, ele fez a promessa diante de multidões em Soweto, enquanto o partido que governa desde o fim do Governo da minoria branca em 1994 enfrenta acusações de corrupção e má gestão.

Na semana passada, manifestantes do Soweto dirigiram-se a uma importante auto-estrada para mostrar a sua indignação pela falta de serviços básicos no município nos arredores de Joanesburgo, que testemunhou agitação civil generalizada durante o Apartheid.

Os manifestantes bloquearam uma importante rodovia com escombros, queimaram pneus e atiraram pedras nos motoristas para mostrar a sua raiva.

Thabo Mbeki, que serviu como Presidente de 1999 a 2008, é franco em questões de governação - e não tem medo de criticar abertamente o ANC e o seu actual líder, o Presidente Cyril Ramaphosa.

Vestido com todos os trajes do ANC, ele disse que sentia que ainda era uma festa para as pessoas, só precisava de ser "consertada”. Dirigindo-se às multidões em xhosa e inglês, reconheceu os problemas que o ANC enfrenta: "Dentro do ANC há maçãs podres e ladrões que usam uma camiseta como esta”, disse ele apontando para sua blusa. "Precisamos de nos livrar deles para que esta festa seja aquela que vocês conhecem. "Prometo que quando disser para votar no ANC, iremos consertar o ANC."

A maioria do ANC está ameaçada pela popularidade crescente de partidos mais pequenos como os Combatentes pela Liberdade Económica (EFF) - populares entre os jovens - e o novo partido uMkhonto weSizwe (MK), liderado pelo sucessor de Mbeki, Jacob Zuma.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo