Mundo

Xi Jinping: Morte de Raisi é uma "grande perda para o povo iraniano"

JA Online

O Presidente chinês, Xi Jinping, classificou, esta segunda-feira, a morte do homólogo iraniano Ebrahim Raisi, como trágica e uma "grande perda para o povo iraniano", divulgou o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

20/05/2024  Última atualização 11H36
Morte de Raisi é uma "grande perda para o povo iraniano", diz Xi Jinping © Fotografia por: Direito Reservado

"O Presidente Xi Jinping sublinhou que a sua morte trágica foi uma grande perda para o povo iraniano e que o povo chinês perdeu um bom amigo", disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin, em conferência de imprensa.

De acordo com a Lusa, a última visita de Estado do Presidente chinês ao Irão ocorreu em Janeiro de 2016, mas Xi comprometeu-se a visitar novamente o país, durante uma visita de Raisi a Pequim, no ano passado.

Parceiros políticos e económicos, os dois países enfrentam pressões por parte do Ocidente, nomeadamente devido às suas posições face à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O helicóptero que transportava também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, despenhou-se na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, no noroeste do país.

Poucas horas antes, o Governo iraniano confirmava a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar "qualquer perturbação na administração" do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo