Opinião

MPLA, João Lourenço e o elevador social

1.Cada Executivo não escolhe as condições em que deve governar, mas deve estar à altura dos grandes desafios de uma governação inclusiva, que promove a coesão social e elimina drasticamente as assimetrias regionais.

02/06/2023  Última atualização 06H00
2. Pelas reformas estruturais que estão a ser tomadas a vários níveis pelo Executivo do Presidente João Lourenço vê-se claramente que está firmemente empenhado em lutar diariamente e de forma árdua para tornar Angola um país mais próspero para todos. O que se vislumbra categoricamente que não estamos na política apenas pelo poder, mas sim, a nossa acção política tem no seu epicentro o homem. O bem-estar comum.

3. Thomas Piketty, no seu livro Capital e ideologia dizia o seguinte: «Cada sociedade humana tem de justificar as suas desigualdades: é necessário encontrar as razões para elas, sem as quais é o conjunto do edifício político e social que ameaça desmoronar-se.» O MPLA e o seu líder João Lourenço durante esses anos de governação têm demonstrado uma grande preocupação com a recuperação económica do nosso país, dando continuidade assim à trajectória de crescimento económico que temos vindo a conseguir. O essencial agora é mesmo traduzir essas reformas em crescimento e desenvolvimento económico sustentável. Para isto é crucial que o crescimento económico esteja assente em pilares sólidos  e não gerar desequilíbrios externos.

4. É tempo de confiança! Realmente é tempo de confiança, basta ver como os empresários de França, Estados Unidos da América, Brasil, Portugal e Itália (estes mais recentemente aquando da visita do Presidente João Lourenço foram celebrados acordos entre uma empresa angolana e uma empresa italiana o que demonstra claramente a confiança).

5.Se há um factor muitíssimo importante que o nosso país recuperou durante esses anos foi a confiança. A confiança dos outros em nós, extremamente fundamental para financiarem a nossa economia, muitíssimo importante para atrairmos investimento e para termos essa confiança foi muito importante o esforço que juntos fizemos e tem um timoneiro, nesse caso em concreto o líder do MPLA, o Presidente João Lourenço.

6. A atribuição dos subsídios aos preços dos combustíveis é uma medida económica e social, resultante de uma combinação entre a política fiscal e a política de rendimento e preços, respaldada pelo Decreto Presidencial nº 206/11, de 29 de Julho que aprova as Bases gerais para a Organização do Sistema Nacional de Preços e pelo Decreto Presidencial nº 283/20, de 27 de Outubro que estabelece o Modelo de Definição dos Preços dos Produtos Derivados do Petróleo Bruto e do Gás Natural. É uma medida necessária que só peca por tardia, pois a poupança que o Executivo terá com essa retirada dos subsídios, dará lugar a investimentos em mais escolas, hospitais, infra- estruturas, lotes habitacionais, bolsas de estudo e a busca incessante por mais justiça social.

Tito Cambanje*
*Advogado Fiscalista e Professor Universitário

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião