Sociedade

Mais de 300 pacientes operados desde 2022

Jurelma de Castro

Jornalista

Seiscentos e setenta e duas pessoas foram operadas, desde 2022, no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, revelou, sexta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde.

26/05/2024  Última atualização 09H59
© Fotografia por: DR

Sílvia Lutucuta, que falava durante o Primeiro Encontro Angolano de Doenças Reumáticas, disse que, do número de pacientes, 336 tinham doenças cardíacas com causas reumáticas, que obrigava a substituição e recuperação da válvula, além de outros tipos de intervenções cirúrgicas.

A governante apelou ao reforço da prevenção da febre reumática. Alertou para a necessidade de as pessoas procurarem os serviços de saúde no caso de terem amigdalites, febre ou dor na garganta, para evitar complicações severas.

A febre reumática, segundo Sílvia Lutucura, é considerada a maior manifestação de doenças cardiovasculares adquirida na infância em África, devido às características ambientais e factores sociais do continente, onde se presume que a prevalência seja de seis a 20 casos por mil habitantes.

"Em Angola, os dados indicam que as doenças cardiovasculares pediátricas representam 50% das cirurgias realizadas em doentes com complicações reumáticas”, revelou a ministra, para quem isso tem um impacto económico e social muito elevado sobre os pacientes, as famílias, a sociedade e ao sistema de saúde.

Sílvia Lutucuta destacou, entretanto, a atenção que o Executivo tem prestado ao sector social, especialmente à Saúde, com o aumento do acesso e utilização dos serviços.

A ministra considerou serem grandes as expectativas à volta dos resultados do encontro encerrado no mesmo dia, por ter reunido especialistas renomados, sendo alguns nacionais e outros provenientes de países como o Brasil, Moçambique, Gana e África do Sul.

Estes tipos de actividades, disse, ajudam a melhorar a abordagem em relação à doença no contexto angolano.g

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade