Opinião

22/02/2024 Última atualização 06H10
Opinião

O novo Carnaval brasileiro

O tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico antes da Páscoa. É um tempo de meditação religiosa, de restrições alimentares e até jejuns. Existem lendas como esta: uma mulher lavou lençóis fora de horas e, quando os colocou a secar, ficaram manchados de sangue. A Quaresma é a antecipação à Páscoa e caracteriza-se pela realização de penitências.

22/02/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Pedintes sabichões

A pobreza não escolhe estratos sociais, bate à porta de analfabetos e letrados, ricos e pobres, sequer de géneros, tão-pouco idades ou decências, arrebanha todos sem distinção, é, pode dizer-se, sem intuitos ofensivos, “democrática”.

22/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Economia e Geopolítica – “até que a morte os separe”

Todas as análises, das menos avisadas às mais aperaltadas, são unânimes em afirmar que o caldeirão geopolítico mundial está em pura ebulição, apenas visto depois da Segunda Guerra Mundial, em que a guerra era mesmo fria, mas era fácil divisar os lados e as ideologias em conflito, os blocos eram transparentemente opostos e os políticos tinham as estratégias todas colocadas por cima da mesa, o combate era duro mas leal, os eleitores sabiam no que estavam a apostar/votar, era tudo mais fácil de analisar e mais rápido de prever.

21/02/2024 Última atualização 08H02
Opinião

Estado palestiniano “nas mãos” de Biden

Parece excessivo dizer que a criação do Estado palestiniano está nas mãos do Presidente norte-americano, Joe Biden, mas a julgar por uma série de factores, desde os sucessivos vetos, na ONU, à insistência de que a efectivação de tal desiderato deve depender de negociações directas, as fracassadas tentativas de negociações e os acontecimentos de 7 de Outubro levam os Estados Unidos a ganhar consciência da urgência da criação do Estado palestiniano.

21/02/2024 Última atualização 06H05
Opinião

O Pan-africanismo morreu: só falta fazer o óbito

O Pan-africanismo, se alguma existiu mesmo, no sentido de possuir uma materialidade efectiva, para além das teorizações, dos discursos e das boas intenções, parece ter morrido de vez, apenas faltando reconhecê-lo e fazer o respectivo óbito.

21/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Hoje é Dia Internacional da Língua Materna

Embora o conceito varie, sendo um campo que divide especialistas e apaixona debates, o que é facto é que a língua materna existe e acaba por ser determinante no processo de socialização do ser humano.

20/02/2024 Última atualização 06H45
Opinião

O preço da indiferença

Semana passada, durante um debate numa das rádios angolanas, ouvi com espanto um convidado, pareceu-me ser um sociólogo, dizer que a sociedade angolana está doente. O meu espanto não foi por causa das explicações que deu sobre o quadro actual da nossa sociedade, no que se refere à adequação aos padrões comportamentais das pessoas e das instituições que a integram.

20/02/2024 Última atualização 06H40
Opinião

INEMA é para todos em situação de emergência

As emergências médicas são apêndices indispensáveis dos sistemas de saúde de qualquer sociedade. Angola não poderia continuar como um corpo alérgico a esta realidade. A criação do INEMA, em 2009, por meio do Decreto Presidencial n.º 40/09, de 21 de Agosto, foi das primeiras respostas às abordagens deste fenómeno, seguido pelo despertar de uma consciência profissional e social para a efectivação do conhecido serviço especializado de Emergências Médicas.

20/02/2024 Última atualização 06H40
Opinião

As representações no Jornalismo

A veiculação das “representações” tem merecido a preocupação de estudiosos das Ciências Sociais e Humanas, devido às implicações que estas têm sobre factos, pessoas e grupos sociais.

19/02/2024 Última atualização 07H49
Opinião

Uma nova geração de líderes africanos

Há cerca de 15 anos emergiu no cenário africano uma chamada nova geração de líderes, a chamada geração de tecnocratas, com figuras como Uhuru Kenyatta, Macky Sall, Paul Kagame, Abiy Ahmed, João Lourenço ou Cyril Ramaphosa, entre outros.

19/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Para os problemas africanos soluções africanas

Caiu o pano da 37.ª Sessão Ordinária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em que Angola esteve representada pelo Presidente da República, João Lourenço, cuja agenda política e diplomática foi predominada pelo actual contexto de instabilidade regional, com o recrudescimento das acções militares no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

19/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Os problemas energéticos da África do Sul

Todos os países da nossa sub-região precisam de dar passos mais expressivos em termos de integração. Angola está numa passada, ainda mais lenta, com contínuos receios. Entretanto, precisamos todos de perceber os benefícios de caminhar, juntos do que isoladamente. O exemplo da União Europeia é o grande paradigma da Teoria de Integração Económica e Comercio Internacional. É o exemplo acabado e inspirador.