Opinião

18/02/2024 Última atualização 10H34
Opinião

Escolas filosóficas africanas -VII

As escolas filosóficas comportam gerações e cada geração revela-se por intermédio de um restrito núcleo de distintos membros, especialmente daqueles que sondam outros caminhos para renovar as indagações e os ângulos a partir dos quais pensam acerca do sentido cuja interpretação é suscitada pelos objectos que se multiplicam à nossa volta. O tópico da nossa conversa sugere que voltemos a mencionar os nomes de duas figuras tutelares da Escola Filosófica de Kinshasa, nomeadamente o democrata-congolês Marcel Ignace Tshiamalenga Ntumba (1932-2020) e o belga Alfonse J. Smet, (1925-2015). É que a singularidade desta escola reside na pertinácia com que nos debates sobre as religiões africanas, os filósofos resistem à diluição das fronteiras do seu campo do mesmo modo que os teólogos reivindicam a sua legitimidade. Ao lado daquela está a Escola Teológica de Kinshasa

18/02/2024 Última atualização 10H30
Opinião

A triste história de Bebucho

Havia se passado já 15 dias e a família não tinha recebido nenhuma notificação da Investigação Criminal. Lina, acompanhada pelas irmãs, havia prestado declarações aos órgãos de Comunicação Social sobre o infausto acontecimento. Reunidas, clamaram por justiça, mas ainda não havia resultados das investigações.

18/02/2024 Última atualização 08H10
Opinião

As universidades angolanas e o ranking

No ano de 2023, concretamente no mês de Março, determinado jornal angolano publicou uma notícia revelando que “Angola não tem universidade entre as 350 melhores de África”. No presente, o mesmo jornal avançou outra matéria com o título: «de mal a pior, Angola sem universidades no “top 400” das melhores de África – “Primeira” Instituição de ensino aparece na posição 401».

18/02/2024 Última atualização 08H05
Opinião

Uns tabefes e uns vinténs e a vida continua

Recentemente, um cidadão foi sumariamente julgado e condenado pelo Tribunal da Comarca de Luanda, acusado dos crimes de desobediência, ofensa simples contra a integridade física e condução em estado de embriaguês.

18/02/2024 Última atualização 08H00
Opinião

Superlotação das cadeias

Os direitos e garantias fundamentais dos detidos estão assegurados na Constituição da República de Angola. Pois, não obstante a sua condição, quer detidos, quer presos, são, também, cidadãos como todos os outros e, por outro lado, ser detido, arguido ou mesmo preso, é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, sendo que a vida em sociedade encerra sempre a susceptibilidade de se cometerem falhas.

17/02/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Educação na agenda da 37ª Cimeira da União Africana

Precedida da 44ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo, arranca, hoje, em Addis Abeba, Etiópia, a 37ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, até amanhã, sob o lema “Educar e capacitar África para o século XXI”.

17/02/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Anúncio surpresa entre Havana e Seul

Esta semana, o mundo acordou com uma notícia surpreendente no campo da diplomacia internacional, por conta do estabelecimento de relações entre a Coreia e Cuba. Mais adiante perceber-se-á a razão da surpresa na semana colorida pelo 14 de Fevereiro, o famoso Dia dos Namorados, mas que não se deixou de observar o inédito “casamento” entre Seul e Havana.

17/02/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Parlamentares da OEACP e União Europeia em Luanda

Esta semana, em Luanda, o Parlamento Angolano vai acolher importantes parlamentares e terá várias reuniões da Organização dos Estados de África, Caraíbas e do Pacífico (OEACP). O Presidente João Lourenço é o actual líder da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da OEACP.

16/02/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Estabilidade na República Democrática do Congo

O problema da instabilidade no Leste da República Democrática do Congo (RDC) deixou de ser um desafio, unicamente, das autoridades congolesas para se transformar num repto regional, a julgar pelos últimos desenvolvimentos que a região vive.

16/02/2024 Última atualização 07H05
Opinião

A candidatura de Angola à Presidência da UA: Um Estudo sobre as Motivações, os Desafios e as Potenciais Contribuições

Todo e qualquer Estado, que pretende se candidatar para presidir a uma organização regional ou internacional, é normalmente conduzido por vários factores, variáveis estas que concorrem para o alcance do objectivo traçado e pelo interesse do Estado em conduzir os vários dossiers que irão dominar a presidência.

16/02/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Confiança e optimismo na luta para revitalizar a produção de petróleo

Quando, em Outubro de 2017, o Executivo fez o diagnóstico ao sector petrolífero angolano, dois aspectos essenciais saltaram à vista: primeiro, que a produção tinha entrado em declínio desde o ano anterior (2016), devido ao envelhecimento natural dos campos (alguns entre 25 e 30 anos de exploração) e, segundo, desde 2011 que o país não realizava licitações de novos blocos, que poderiam compensar a perda de produtividade.

15/02/2024 Última atualização 08H00
Opinião

Bolsa Social: Combater a Pobreza com a Criação de Riqueza (Fim)

O relatório do Índice de Pobreza Multidimensional de Angola (IPM-A) publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), diz que a taxa e incidência da pobreza é estimada em 54 por cento que significa que, aproximadamente, 54 em cada 100 pessoas no país são multidimensionalmente pobres, o que corresponderia a cerca de 16 milhões de pessoas pobres em todo o país.