Desporto

Girabola: Campeão da prova recebe 24 milhões de kwanzas

Marcial Batunina

Jornalista

O campeão da presente edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola, vai receber 24 milhões de kwanzas, revelou o presidente do Conselho Técnico da Federação Angolana da modalidade (FAF), José Neves.

21/05/2024  Última atualização 06H50
© Fotografia por: DR

Ao Jornal de Angola, o dirigente da FAF reconheceu que o valor do prémio é simbólico, mas o aumento do mesmo depende de outros factores.

"Em princípio é o mesmo atribuído na última época. A alteração ou aumento é sempre possível em função da disponibilidade. Se olharmos para as despesas dos clubes durante as 30 jornadas, o valor é simbólico”.

A três jornadas do término do Girabola 2023/2024, o Conselho Técnico da Federação  esmera-se a aprontar as condições visando ao início da próxima temporada, prevista para o mês de Agosto.

 "Perspectivamos iniciar no mês de Agosto, isto na segunda quinzena, uma semana depois da disputa da Supertaça. Os seis primeiros serão convidados a fazer o licenciamento nas Afrotaças, pois pode haver repescagem. Antes do prazo estabelecido, 30 de Junho, o regulamento da Confederação Africana só permite equipas licenciadas”, explicou José Neves.

 Luanda City, Isaac Futebol Clube de Benguela e Carmona SC do Uíge, são as equipas que garantiram apuramento ao Girabola 2024/2025. O presidente do Conselho técnico da FAF assegura que as formações  serão submetidas a um "pente-fino”, para se apurar a capacidade financeira.

"Primeiro queremos felicitar porque ascenderam à I Divisão. Segundo, informar que o processo de licenciamento é feito através da plataforma Clop. A FAF é a entidade licenciadora, mas não aprova a licença. A licença é atribuída pela FAF, após aprovação do Órgão de Primeira Instância (OPI) e Órgão de Apelo (OA) ”, esclareceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto