Política

Destacados “fortes” laços entre Angola e Zimbabwe

O secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, destacou, segunda-feira, em Luanda, os “fortes” laços históricos de amizade e irmandade com o Zimbabwe, traduzidos numa cooperação política, económica, cultural e outros domínios, com “prevalência” do interesse comum.

14/05/2024  Última atualização 07H36
Domingos Vieira Lopes e zimbabweanos preparam próxima sessão © Fotografia por: Edições Novembro

Após 32 anos desde o último encontro de trabalho, em 1992, delegações de Angola e Zimbabwe reuniram-se, em Luanda, para, dentre outros aspectos, discutirem assuntos político-diplomáticos, económico, empresariais e de defesa e segurança, no âmbito da 2.ª Sessão da Comissão Bilateral entre os dois países-membros da África Austral.

A reunião vai decorrer até hoje, a nível técnico, e está a preparar a Sessão Ministerial, agendada para amanhã.

Na abertura dos trabalhos, ontem, Domingos Custódio Vieira Lopes, dirigindo-se às delegações dos dois países, referiu que os líderes de ambos os Estados, nas intervenções públicas, têm enfatizado que as relações políticas entre Angola e o Zimbabwe "são excelentes”. Contudo, "é urgente situar as relações económicas, comerciais e empresariais às potencialidades que os dois países oferecem”.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores diz que a 2.ª Sessão da Comissão Bilateral Angola-Zimbabwe se afigura "mais uma oportunidade para o reforço dos laços de amizade e cooperação que caracterizam a avaliação das boas relações políticas e diplomáticas entre os países e povos, no âmbito do espírito de solidariedade e irmandade africana”.

Angola e Zimbabwe mantêm relações de amizade e político-diplomáticas há mais de quatro décadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política