Política

Arlete Tchimbinda: Deputada pede maior valorização da mulher

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

A vice-presidente da UNITA, Arlete Tchimbinda, considerou, sábado, na cidade do Huambo, que o desenvolvimento sustentável deve passar, inevitavelmente, pela valorização das famílias, com realce para a emancipação da mulher zungueira.

13/05/2024  Última atualização 08H07
Arlete Tchimbinda integra delegação que visita o Huambo © Fotografia por: Marcelino Wambo | Huambo | Edições Novembro

A política, que falava durante o encontro de auscultação com as mulheres zungueiras, reconheceu o desenvolvimento da classe feminina na sociedade angolana, pelo facto de já ocupar lugares de grande relevância na liderança de vários sectores de decisão no país.

A também parlamentar do partido do "Galo Negro” destacou que a mulher zungueira constitui um segmento social bastante afectado por vários factores negativos que afectam a sociedade, tendo defendido maior investimento no programa de educação e alfabetização, com a finalidade de se ter estas guerreiras formadas, "para que sejam capazes de erguer uma Angola nova e adequada para todos”.

A vice-presidente da UNITA revelou que fica mais fácil capacitar uma sociedade por intermédio de uma mulher.

Arlete Tchimbinda afirmou que a sociedade democrática só se faz com partidos, que a exercitam, "pois a prática dá dinamismo às estruturas e permite a participação de todos os cidadãos aos mais variados níveis”.

A política defendeu a urgência da institucionalização das autarquias em todo o território, "por ser a única via certa para a resolução dos problemas que o país enfrenta, especialmente de carácter político, económico e social, onde a mulher zungueira se encontra inserida”.

A UNITA, frisou, considera o diálogo permanente como a via assertiva para a partilha de desafios e proximidade com os cidadãos nas comunidades, pois, segundo disse, só desta forma se pode aferir com profundidade os principais anseios dos angolanos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política