Cultura

Abertas candidaturas para documentaristas

Estão abertas até 12 de Maio as candidaturas para o Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Documentários no âmbito do programa do DocLuanda – Festival Internacional de Cinema Documental.

05/05/2024  Última atualização 10H21
© Fotografia por: DR

Segundo uma nota da organização do DocLuanda, com este concurso específico para documentários a intenção é apoiar os candidatos vencedores a trabalharem os seus dossiers de projecto a um nível profissional, "para no final estarem aptos a procurar e a concorrer a outros fundos de financiamento nacionais ou internacionais para a sua produção efectiva”.

O financiamento pode atingir um milhão de kwanzas por projecto, mas os candidatos dos projectos pré-seleccionados terão que defender a sua candidatura perante um júri composto por personalidades nacionais e internacionais ligadas ao mercado audiovisual, numa sessão de pitching (um pitch é uma apresentação verbal concisa de uma ideia para um documentário, filme ou série de televisão feita por um roteirista ou realizador para um produtor cinematográfico, executivo do sector ou outra entidade na esperança de os convencer a financiar ou desenvolver o respectivo projecto) a realizar durante a 3ª edição do Festival DocLuanda (16 a 22 Maio). Será desta forma que se vão conhecer os projectos vencedores que irão beneficiar do referido apoio financeiro.

De acordo com o regulamento patente em www.docluanda.ao, o concurso tem como principal objectivo estimular a criação, a qualidade e oferta artística na área do documentário. Os projectos candidatos podem ser propostas para curta ou longa-metragem documental apresentados por realizadores que deverão ter nacionalidade angolana e residência em território angolano.

 Até 12 de Maio

www.docluanda.ao

 


POESICULTURA
Encontro de gerações  no feminino

Lu Matamba e Sandra Poulson sobem ao palco no Museu de História Natural, em Luanda, na próxima quinta-feira, num encontro com o público sob a proposta "Duas Gerações ao Encontro da Poesicultura”. O grande mistério reside em torno do neologismo poesicultura e como ele se vai materializar em palco. Mas, desde já, se antevê que será uma actuação com muita poesia, música e performances dramáticas. E tudo o mais que a capacidade de improvisação das protagonistas principais e suas convidadas certamente proporcionarão a quem para lá for. Tanto Sandra Poulson como Lu Matamba são poetas sensíveis às artes performativas e que se sentem muito confortáveis na fronteira onde os encontros são possíveis com a música e outras disciplinas artísticas. O mesmo acontece com as convidadas que também actuarão: Alzira Simões, Bell Neto, Raquel Vaz e Aminata Goubel. A produção do espectáculo estará a cargo do Atelier D’Artes Lucengomono.

 
9 de Maio

Museu de História Natural


ESCRITOR PORTUGUÊS
José Luís Peixoto em Luanda na Semana da Língua Portuguesa

No quadro do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala hoje, mas cuja comemoração se prolonga até ao dia 10 de Maio, o Camões – Centro Cultural Português gizou uma programação especial que inclui para amanhã (06/05) uma conversa do escritor português José Luis Peixoto com os leitores sobre o tema "Produção Literária”, a decorrer das 16 às 18 horas na Livrus, situada na Rua dos Funantes, Largo do Lote 18, no bairro Prenda. No dia seguinte (07/05) José Luís Peixoto será celebrado no programa O Escritor do Mês, entre as 18 e as 19 horas no Camões. Na quarta-feira (08//05) JLP estará no Instituto Guimarães Rosa entre as 17 e as 19 horas na sessão denominada "Bolachão”. Nos dia 09 e 10 (quinta e sexta-feira), o Camões realiza uma feira do livro que contará com a participação de JLP. Ainda na quinta-feira acontece a "Caminhada Literária” entre o Camões – Centro Cultural Português e o Instituto Guimarães Rosa, isto entre as 16 e as 18 horas. Sempre com a participação de JLP. Com se vê, é uma programação bastante criativa e que "sai fora da caixa”.

José Luís Peixoto é um dos escritores contemporâneos mais importantes de Portugal, com obra bastante premiada.

De 6 a 10 de Maio

Luanda



MÚSICA NOS RESTAURANTES
Benfica como eixo cultural

Ao longo do percurso da Avenida Fidel Castro, vulgo Via Expressa, mas também no interior do próprio distrito, o Benfica vem emergindo como um eixo de propostas culturais, maioritariamente localizadas em restaurantes. É salutar que agentes da restauração reconheçam cada vez  mais a cultura, com destaque, naturalmente, para a música, como chamariz de clientes, pois estes, além da alimentação e da bebida, querem completar a sua estada nesses locais com o desfrute de momentos reparadores de paz e tranquilidade que só a cultura pode proporcionar. É o chamado tempo de qualidade, capaz de retemperar forças, apagar mágoas e acalentar as pessoas para novas investidas nessa vida tão competitiva. Dos locais mais aos menos conhecidos, a proposta é vasta, o que já demanda, seja da parte da Administração do distrito ou de agentes culturais, a elaboração de um roteiro turístico-cultural da localidade. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura