Entrevista

“A saúde oral é negligenciada”

António Pimenta

Jornalista

O médico dentista e docente universitário Rosário Afonso defende mais investimentos nos hospitais públicos, para a melhoria dos serviços de Odontologia. Em entrevista ao Jornal Metropolitano de Luanda, do Grupo Edições Novembro, o especialista considera que “a saúde oral é negligenciada”, mas, sublinha, mantê-la saudável não requer muito esforço.

25/11/2023  Última atualização 10H15
Médico dentista Rosário Afonso © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
"Com bons hábitos de higiene é possível reduzir e prevenir diversos problemas orais. A Odontologia não se limita à extracção de dentes. Ela tem como objectivo, antes de tudo, conservar e preservar a saúde dos dentes”, explica

 Qual é a importância da saúde oral na vida das pessoas?

A saúde oral é um indicador-chave da saúde em geral, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, em qualquer idade. Uma boa saúde oral favorece a mastigação, a digestão, a fala e contribui para a ausência de dor e desconforto. Além disso, uma boca saudável promove um sorriso agradável que garante um impacto positivo na interacção social e na auto-estima. Por vezes, a saúde oral é negligenciada. Mas, não devemos nos esquecer que a boca é a principal porta de entrada de muitas doenças, logo, a saúde bucal é tão importante quanto a de outros órgãos. Por esse facto, mantê-la saudável é uma condição indispensável. Não requer muito esforço para sua higienização, portanto com bons hábitos de higiene, como a escovação matinal, após as refeições, e principalmente a nocturna, ou seja, antes de dormir, reduz e previne diversas patologias orais.

O que é a endodontia?

Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata dos dentes, quando têm dor ou estiverem muito destruídos devido à cárie dentária, preservando a estrutura dos dentes, mantendo a sua missão mastigadora, da fala e estética.

Extrair o dente é a norma mais comum no país?

Infelizmente, no país não temos a cultura de consultar o dentista e, às vezes, quando o fazemos, a opção é sempre a extracção. Nesse quesito, não se recomenda a extracção do dente, pois a ausência dos dentes, influencia negativamente na saúde geral e no bem-estar da pessoa.

Quais são os problemas que a cárie dentária e a falta de dentes podem causar?

A cárie dentária causa mau hálito, destruição da estrutura dentária, dor de dente, que se não for tratado evolui para abscesso dentário que, em algumas regiões, chamam de songo. Esse songo evolui para o pescoço, cabeça ou até a região do tórax, contribuindo para o elevado índice de mortalidade. Em relação à falta de dentes, a pessoa pode ter muita dor de cabeça, problemas de visão, pressão arterial, que afectam negativamente a mandíbula e os alimentos não são bem mastigados. Existem muitas outras. De realçar que ao triturar mal os alimentos, dá lugar a várias mazelas no estômago. Outrossim, a perda de dentes interfere na abertura da boca, limita a mastigação num lado, sacrificando a outra parte da cavidade bucal, pois a mastigação é algo que tem que ser equilibrada.

Como é que estamos em termos de saúde oral?

O défice de prestação é muito acentuado em Luanda e com maior ênfase nas províncias. Na sua maioria, as clínicas privadas não reúnem condições para oferecer vários serviços de Odontologia, dentre eles a endodontia, implantodontia, dentística restauradora, periodontia, assistência a pacientes especiais a odontopediatria e outros que permitem o bem-estar físico e mental da pessoa. O acompanhamento a mulheres em estado de gestação, dos pacientes especiais, e das crianças são serviços de saúde odontológica que fazem muita falta no nosso país. Devido à ausência ou a escassez desses serviços, limitam-se a fazer extracção dentária. Nos hospitais e centros de saúde públicos, os serviços de assistência odontológica não existem e onde há limitam-se a extracção dentária.

Existem muitas clínicas em Luanda?

Nos últimos anos, as coisas tendem a melhorar um pouco com o surgimento de vários consultórios, na província de Luanda, sobretudo, mas ainda temos províncias com apenas uma clínica e outras não têm. São poucos os que têm acesso a esses serviços, devido aos custos do tratamento odontológico.

E como é que as coisas deveriam funcionar?

É preciso investir mais nos hospitais públicos. Como já disse, os serviços de Odontologia não se limitam à extracção de dentes. Ela tem, antes de tudo, o princípio de conservar e preservar a saúde dos dentes e, o que muitos não sabem, joga um papel muito importante na preservação da saúde das pessoas.

Falou do acompanhamento a mulheres em estado de gestação. Por que uma mulher grávida precisa de ir ao dentista?

Porque a gestação causa alterações fisiológicas que podem provocar algumas transformações na cavidade oral. As gengivas podem inflamar e, se tiver cárie, pode causar dor de dente. Por isso, se recomenda que, qualquer mulher nesse estado, deve ser acompanhada por um dentista, principalmente nos três primeiros meses de gravidez. Pois, é nos primeiros três meses que a gestante apresenta várias transformações fisiológicas. Em Angola, isso ainda não acontece, mas em outros países a gestante é acompanhada pelo obstetra, ginecologista e pelo dentista.

Isso acontece por falta de conhecimento?

Certo. Por isso, o Estado e todos os profissionais dentistas têm a obrigação de fazer circular essa informação nas maternidades, nos hospitais e nas escolas, sobre a importância da saúde oral. A gestante precisa saber que, além do obstetra e do ginecologista, vai precisar de um dentista para cuidar da sua saúde oral e que, a partir da altura em que o bebé nasce, a mãe deve estar orientada e preparada com conhecimentos sobre os cuidados de saúde bucal da criança, iniciar a higienização bucal do bebé, após a erupção do primeiro dente.

Porque se recomenda a escovação no período nocturno?

Porque é nesse período que temos a cavidade oral (boca) fechada, dando espaço a uma maior oxigenação que propicia a formação de placa bacteriana e as bactérias realizarem o seu "ambiente festivo”. Para evitar que isso aconteça, precisamos apenas ter sempre a cavidade oral limpa. Se higienizarmos a boca à noite, de manhã, esse processo deixa de ter grande relevância.

Como é que a higienização dos dentes deve ser feita?

As escovas não precisam ser muito grandes nem tão pouco duras. As escovas precisam de ter cerdas macias porque as duras acabam por magoar as gengivas na região cervical, ou seja, entre a coroa e a parte do osso, expondo a raiz, causando sensibilidade no consumo de água fria, quente e azia, levando o dente ao desgaste. Por isso, recomenda-se a higienização dos dentes com uma escova de cerdas macias, onde devemos colocar a pasta de dente em pequenas quantidades e em movimentos circulatórios. Inicia a escovação e depois realiza o movimento de vai e vem à volta dos dentes. Bem utilizadas, as escovas conseguem retirar os alimentos que ficam nos dentes. Caso não consiga, deve usar o fio dental, pois o seu uso é sempre o mais aconselhável, ao invés dos palitos que não são recomendáveis. Escovar os dentes também exige técnicas e conhecimentos, porque feito de outra forma, fica difícil remover os alimentos nos espaços interdentários. E não conseguir remover os alimentos nestes espaços é como tomar banho todos os dias sem lavar as partes mais íntimas. E se não conseguirmos limpar as zonas mais apertadas da dentição, naturalmente, os alimentos vão continuar a habitar nessas regiões, sustentando as bactérias que utilizam esses alimentos para se fortalecer e ganhar energia para destruir o dente. Por outro lado, é importante lembrar que a má higienização cria uma massa branca, verde ou castanha que fica entre os dentes, fragilizando a sua sustentação óssea e os dentes começam a mover-se até caírem.

E nas crianças?

Para as crianças ainda sem dentição, a mãe deve enrolar uma compressa no dedo e massagear as gengivas com cuidado. Muitas mães desconhecem esses procedimentos. Daí a necessidade de serem preparadas para execução desses procedimentos, precisam conhecer as técnicas a utilizar.

Essas pastas é que causam o mau hálito?

Se não forem removidas propiciam um ambiente para mau hálito. Todo dente com cárie dentária é uma fonte de produção de mau hálito. O dente estragado é um depósito de lixo e o lixo cheira mal.

O que as pessoas devem fazer nesses casos?

Para remover os alimentos dos dentes, aconselhamos sempre a lavar a boca ou usar o fio dental, colocando-o nos espaços interproximais, movendo-o para frente e para trás.

O fio dental também magoa?

Também pode magoar as gengivas. Para se evitar isso, devemos aprender a utilizá-lo. Por outro lado, o fio dental já vem preparado com flúor, um produto que fortalece os dentes e está presente na pasta de dentes. Em alguns países, o flúor é adicionado na água potável para reduzir o índice de cárie dentária em 35%, em média, segundo alguns estudos.

Qual é o tempo de vitalidade do dente?

O dente pode ter a mesma vitalidade que tivermos. Se perdermos antes, é porque não tivemos o cuidado de mantê-los saudáveis, por falta de higienização regular e de não termos visitas regulares ao dentista, mesmo sem dor, para a prevenção. Portanto, os dentes só perdem vitalidade se não forem bem tratados. A partir do momento em que a dentição começa a erupção (nascer), temos que ganhar logo o hábito de higienizar, principalmente depois de cada refeição.

Quantos dentistas o país tem?

Infelizmente, ainda são muito poucos. Na Ordem dos Médicos de Angola, onde os dentistas estão filiados, devem estar registados pouco mais de 1300 dentistas. Se dividirmos esses números pela população que temos em Angola, poderá deduzir a quantas andamos. A prestação ainda é muito diminuta.

Qual é o défice de dentistas que temos em Luanda?

Se tivermos em conta que cada dentista deve atender em média 100 pacientes e olharmos para o número de dentistas que temos, facilmente percebemos que estamos muito longe do número de profissionais que o país precisa. Penso que, para cobrir a grande procura de serviços, no mínimo, precisaríamos de dois ou três milhões de dentistas.

Os serviços de Odontologia são muito caros?

São considerados caros, devido à fraca capacidade do poder de compra dos nossos salários, mas são sustentáveis se cada um planificar ou participar dos planos de saúde que algumas clínicas oferecem. Outro aspecto que eleva os custos dos serviços odontológicos é a matéria-prima, que internamente é escassa, cara e as seguradoras não cobrem esse tipo de serviço de saúde. O Estado pode ajudar a reduzir esses custos, investindo mais na isenção ou diminuição dos impostos na aquisição dos materiais odontológicos no país. Até muito recentemente, não tínhamos no país lojas que se dedicavam à venda regular desse material. Vivíamos praticamente de favores de alguém que vem do exterior, ou quando nos deslocamos para o exterior, para encomendar ou trazermos os materiais para trabalharmos. Felizmente, nos últimos anos, abriram várias lojas no país que têm estado a fazer alguma diferença.

Existem crianças que nascem já com problemas nos dentes?

É muito raro isso acontecer, mas quando acontecem podem estar relacionados com alguma anomalia genética. Pode ser que uma criança ao nascer venha já com um dente. Contrariamente ao alarmismo e especulações que o assunto despoleta, nunca foi motivo para preocupação. Agora, o que temos, sim, é de extrema preocupação, é o índice de perda dentária dos permanentes em crianças, antes mesmo desses terem a sua formação ou erupção completa. A dentição decídua (dentes de leite) começa a trocar a partir dos 5/6 anos, é uma troca natural, devido à pressão dos dentes permanentes, que vão desfazendo os dentes de leite.

Por que isso acontece e quais são as principais consequências?

A queda antecipada dos dentes de leite, na maior parte dos casos, acontece por falta de informação e educação dos pais sobre a higienização dos dentes das crianças, que deve iniciar a partir da altura em que surge o primeiro dente. As consequências são a perda prematura dos dentes decíduos, a migração dos dentes adjacentes para o lugar dos dentes ausentes, o que interfere no crescimento do outro dente no espaço indicado. Resultado, temos crianças com dentes inclinados, uns atrás dos outros.

Existem pessoas que crescem com os dentes sobrepostos?

Isso resulta, em parte, da perda prematura dos dentes. Outros são o que chamamos de dentes supranumerários, ou seja, na cavidade bucal de adultos, temos 16 dentes inferiores e 16 superiores, mas há os que têm dentição a mais, os supranumerários. Nas crianças temos 10 dentes superiores e 10 inferiores, mas há os que têm dentes apinhados, sobrepostos, um atrás e outro à frente. Para alguns casos é normal, pois é o momento em que se verifica a troca da dentição de leite que teima em não sair, pelos permanentes, que querem ocupar o seu espaço e acabam por crescer a frente e atrás, ou por má formação congénita. Essa fase de erupção (crescimento dos dentes) é chamada de presença de dentição mista. Mas há aqueles em que a troca dos dentes acontece só a partir dos cinco e seis anos.

Quando é que a criança começa a ter os primeiros dentes?

Normalmente, os primeiros dentes aparecem por volta dos seis meses, mas pode acontecer antes ou depois de um ano. E não há motivo para preocupação, já que cada criança tem seu próprio tempo. Os botões dentários começam a se formar debaixo da gengiva durante a oitava semana de gestação. Esses botões vão permanecer nesse estado ao longo da gravidez e depois do nascimento. Nos bebés, a erupção dos primeiros dentes inicia-se geralmente entre os 4 e 6 meses de idade. Os primeiros a nascer, são os dois dentes da parte inferior.


Médico dentista Rosário Afonso

"É assustador  ver o número  de casos que entram nos hospitais”
Já se faz bem implantes em Angola?

Sim. Já fizemos implantodontia em Angola. Nesse momento, o implante de um dente pode ficar entre Kz 600 mil a Kz 900 mil, ou seja, depende do custo dos materiais no momento.

É muito difícil o implante de dente?

O especialista em implantodontia é um profissional com competência para tal. Antes do implante, são realizados alguns exames, seguindo-se a cirurgia no local onde foi extraído o dente para aplicar a peça que vai suportar ou fixar ao osso e só depois se coloca a coroa. Mas há aqueles casos onde já não é possível o implante, porque há pacientes que querem fazer implante mas já não têm estrutura óssea para suportar o implante.

É preciso uma estrutura óssea para se fazer o implante?

Sim. O osso tem que ter uma certa espessura para suportar o material de implante que é fixado ao osso. Se o paciente perder os dentes, de forma prematura, devido a abcessos, em muitos casos acaba por perder a estrutura óssea que lhe permite aguentar um implante.

Também já se faz restauração de dentes em Luanda?

Exactamente. A restauração de um dente com cárie pode ficar entre 10 e 50 mil kwanzas, dependendo do estado em que o dente se encontrar.

Morre muita gente com problemas dos dentes?

É difícil afirmar isso, mas se fizer uma visita aos hospitais Américo Boavida, Josina Machel e do Prenda vai encontrar muitos pacientes internados nos serviços de maxillofacial, sem contar com os casos que sequer chegam aos hospitais. Em muitas zonas, as dores de dentes evoluem para abcessos e são tratados com medicamentos tradicionais e quando vão para o hospital, o paciente já está em fase terminal. É muito assustador ver o número de casos que entram nesses hospitais.

O que são os abcessos?

Abcesso dentário é acumulação de pus resultante de uma infecção dentária. Quando o dente está estragado o pus se espalha no meio dos ossos e pode evoluir para a cabeça, pescoço e até ao tórax, se não for previamente tratado. Dificuldades de falar, abrir a boca, que nós chamamos trismo, a perda de dentes e a movimentação da dentição, são algumas das principais complicações ou sequelas.

A prótese ou implante resolve esse tipo de problemas?

Sim, resolve o problema da ausência do dente, porque vem substituir a perda e consequentemente estabilizar a função estomatognática. Se a aplicação da prótese ou do implante for tardia, pode dificultar o funcionamento da articulação temporomandibular, porque a nossa articulação vai mudando em função da ausência dos dentes. Por isso, é extremamente desaconselhável perder os dentes de forma gratuita. Devemos sempre fazer uma visita regular ao dentista, com ou sem dor de dente.

Mas os profissionais de odontologia, às vezes, não ajudam muito?

Sempre que encontrar um profissional de odontologia licenciado que não informa ao paciente sobre o que deve fazer para proteger o dente antes de arrancar, essa pessoa não está habilitada a fazer o trabalho que realiza. O profissional deve obrigatoriamente atender o paciente e recomendar que vá procurar um especialista. Isso é o que é correcto fazer.

Como está constituída a estrutura dentária?

Nós temos os dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos têm a missão de cortar os alimentos, os caninos perfuram e rasgam. Os pré-molares e os molares trituram os alimentos. Se perder um molar e não o substituir por uma prótese (placa) ou fazer um implante, o dente adjacente migra para fechar o espaço vazio. E é esse processo que ao desarticular a mordida normal origina as dores de cabeça, de vista e altera a pressão arterial.

Quer dizer que se o dente estragado for retirado e não for substituído também causa outros problemas à saúde?

Quando perdemos um ou mais dentes, se não forem substituídos, altera todo o funcionamento da boca e não só. A mordida passa a ser cruzada e a dentição deixa de fechar em forma de tesoura, em que os movimentos normais dos dentes de baixo batem por dentro dos dentes de cima e os de cima posam em frente dos dentes de baixo. Portanto, a mordida nunca é top a top. Sempre que encontrarmos alguém que tem mordido top a top é porque tem falta de algum dente ou sofre de bruxismo.

O que é bruxismo nos dentes?

O bruxismo nos dentes é uma desordem funcional que se caracteriza pelo apertar ou ranger dos dentes em movimentos semelhantes aos da mastigação e que pode ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos.

Isso causa algum problema?

O bruxismo causa desgaste dos dentes que perdem as suas características naturais, dor de cabeça e outros sintomas, pelo que deve consultar um dentista.

A cárie dentária pode ser considerada um problema de saúde pública?

A nível mundial, a cárie dentária é considerada um problema de saúde pública. Não há país no mundo que não tenha esse tipo de patologia. É impossível encontrar em qualquer sítio 100 pessoas sem um caso de cárie. Por isso, é considerado um problema de saúde pública, porque grande parte da população mundial está acometida.

Temos muitos casos em Angola?

Uma em cada cinco pessoas em Angola padece de cárie dentária e uma em cada três já tiveram abscesso. O grande problema que se põe é que não temos o hábito de consultar os dentistas.

Mas, para muitos, o problema reside na falta de recursos?

Mesmo assim é preciso cultivar esse hábito. Por mais caro que seja, é sempre importante uma consulta com o dentista, nem que seja apenas para orientação e conhecimento da sua importância.

Quanto custa uma consulta?

Isso depende muito de cada consultório. Varia de 5 mil a 20 mil kwanzas.

Há muitos casos de cancro associados à cárie dentária?

Nem por isso. Dificilmente chega até ao cancro, mas pode evoluir para outras patologias se não for tratada atempadamente, como o quisto dentário, por exemplo.

O que deveria ser feito para termos uma saúde oral ao alcance de todos?

Adicionar os programas de saúde oral no sistema de ensino, a partir da iniciação, para todos aprenderem, desde a mais tenra idade, sobre a importância da higienização dos dentes. Isso pode ajudar a cultivar o hábito de, no mínimo, os cidadãos passarem a bater à porta de um consultório dentário, quando estiverem com problemas, ao invés de optarem pelos caseiros. As pessoas se retraem por causa dos custos e por causa disso temos mortes gratuitas, porque muitos pacientes chegam já em fase terminal aos hospitais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Entrevista