Economia

Zâmbia vence Prémio de Qualidade da SADC

Vânia Inácio

Jornalista

Três empresas da Zâmbia, uma do Zimbabwe, outra de eSwatini, e três personalidades, uma das Ilhas Maurícias e duas da África do Sul, foram distinguidas nas cinco categorias do Prémio de Qualidade da SADC, na quarta-feira anunciado em Luanda.

16/03/2024  Última atualização 11H19
Prémio de Qualidade da SADC © Fotografia por: DR
Angola, que este ano concorreu com três empresas, entre elas a Dar Angola Consultoria Limitada, não venceu qualquer prémio, ao contrário das três companhias zambianas distinguidas como a Melhor Empresa e Melhor Produto (atribuído à cimenteira Zambeze Portland Cement).

O prémio Exportador do Ano foi atribuído à empresa de bebidas da Zâmbia Big Tree Beverages, reconhecida pelo registo de progressos significativos no arranque ou na expansão das exportações para novos ou para mercados mais vastos, com a introdução de critérios de qualidade.

O prémio de Serviço do Ano foi partilhado pelas empresas Peace Security (segurança industrial), do Zimbabwe, e o Laboratório Municipal Council of Manzani Laboratory, de eSwatini, no domínio das grandes e pequenas empresas, respectivamente. 

Na categoria Personalidade do Ano foram distinguidas individualidades que contribuíram para os esforços de normalização, garantia de qualidade, acreditação e metrologia da SADC, sendo atribuído a Tolawantee Bagha, das Ilhas Maurícias, Charl Wynand Louw e Sbu Khumalo, da África do Sul.

O prémio é outorgado desde 2009  pelo Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para reconhecer as organizações que mais contribuem para a promoção da qualidade, bem como do desenvolvimento e crescimento económico nacional e regional.

O objectivo é o de incentivar as entidades da região, públicas ou privadas, a aplicarem e cumprirem as normas internacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia