Política

Vietname pretende cooperar com o país no Comércio e Investimento

Elizandra Major

Jornalista

Os Governos de Angola e do Vietname pretendem dar um novo impulso às relações bilaterais nos domínios da Educação, Comércio e Investimento. A intenção foi manifestada, ontem, em Luanda, pelo ministro da Educação e Formação da República Socialista do Vietname, Nguyen Kim Son, no fim de uma audiência com a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

27/03/2024  Última atualização 09H34
Visita de cortesia à Sede do MPLA © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Em declarações à imprensa, o ministro da Educação e Formação da República Socialista do Vietname, Nguyen Kim Son, disse que o encontro serviu "não só para apresentar a intenção de cooperar nos sectores do Comércio e Investimento, mas, também, para informar à vice-presidente sobre as políticas externas do país”.

"Pensamos que Angola tem um bom ambiente para as empresas vietnamitas investirem. O sector da Agricultura será um ponto central na cooperação, além da tradicional em domínios da Educação e Saúde”, disse o ministro da Educação do Vietname. O diplomata informou, ainda, que durante a audiência foi abordado o reforço da cooperação e os laços de amizade entre os dois países, com vista a ser cada vez mais fortalecida e desenvolvida.

Para os próximos tempos, Nguyen Kim Son destacou que os resultados da cooperação serão mais abrangentes e igualmente profundos, "Esperamos que a cooperação e os laços de amizade entre os dois países sejam, cada vez mais, desenvolvidos, para que nos próximos tempos tenhamos resultados mais inclusivos”.

Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975. Três anos depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para a abertura de vários protocolos nas áreas Social, Económica e no domínio Técnico-Científico.

Tradicionalmente, as relações entre os dois países cingem-se nos domínios da Agricultura, Saúde, Educação e Comércio. Cerca de 20 empresas privadas vietnamitas actuam em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política