Sociedade

Tumor da hipófesi: Luanda acolhe campanha de cirurgias gratuitas

Flávia Massua

Jornalista

Quinze cidadãos com idades compreendidas entre 16 e 60 anos, que padecem de tumor da hipófesi, uma doença que acomete a região do cérebro, vão beneficiar de cirurgias, no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda.

15/05/2024  Última atualização 06H47
© Fotografia por: DR
De acordo com o director do Serviço de Neurocirurgia daquela unidade sanitária, Djamel Kitumba, a campanha começou segunda-feira e, em dois dias, já foram feitas intervenções cirúrgicas a seis pacientes. "A previsão é beneficiar 15 pacientes, em cinco dias”.

Entre outras consequências, explicou, a doença pode causar cegueira.

A iniciativa da direcção do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHCDAN), conta com a colaboração do médico Neurocirurgião português Óscar Neves, de renomada experiência e credibilidade no mundo, além de outros especialistas mobilizados nos hospitais Josina Machel, do Prenda e da Geral de Cabinda.

"Felizmente, conseguimos oferecer no país tratamento de qualidade que se espera nesse tipo de cirurgias a cidadãos que, por algum tempo, aguardavam por juntas médicas, afim de seguirem para o exterior”.

Djamel Kitumba convidou os cidadãos que padecem desta patologia no sentido de procurarem por tratamento na unidade hospitalar.

À margem da campanha de cirurgias, decorrem encontros de partilha de ideias no CHCDAN, pelo que apelou à participação de todos os especialistas interessados em adquirir mais conhecimento sobre a patologia.

O tumor na hipófise é considerado benigno e resulta do crescimento de uma massa anormal na glândula localizada na base do cérebro, responsável por controlar outras glândulas e produzir hormônios. O tumor na hipófise é também conhecido como pituitário ou adenoma hipofisário, cujos sintomas incluem cefaleia e endocrinopatias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade