Política

Senadora norte-americana destaca a relevância do Corredor do Lobito

Paulo Caculo

Jornalista

O investimento norte-americano no Corredor do Lobito e no sector da Saúde Pública dominou, quinta-feira, em Luanda, no Palácio da Cidade Alta, a audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, à delegação de senadores dos Estados Unidos da América (EUA), encabeçada pela presidente “pro tempore” do Senado, Patty Murray.

29/03/2024  Última atualização 09H53
Presidente da República recebeu, em audiência, uma delegação de senadores dos EUA encabeçada por Patty Murray © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Em declarações aos jornalistas, no final do encontro com o Chefe de Estado, a parlamentar norte-americana, que lidera uma comitiva de cinco senadores, enalteceu a importância da parceria, nos mais variados domínios, entre os Estados Unidos da América e Angola.

 "Tudo quanto ouvimos aqui (no encontro com o Presidente João Lourenço) reflecte a grande importância que o Corredor do Lobito desempenha no desenvolvimento económico do vosso país, porque isso, na verdade, vai ajudar o pequeno agricultor a nível local, que poderá produzir e vender a nível externo”, afirmou Patty Murray.

 "Saímos daqui bastante reforçados e optimistas, para que possamos ter a oportunidade de continuar a apoiar este Corredor do Lobito e, com certeza, melhorar os níveis de vida de todos os cidadãos angolanos”, acrescentou.

 A presidente "pro tempore” do Senado americano revelou, ainda, que a delegação que encabeça teve um "bom encontro” com o Chefe de Estado angolano, tendo ressaltado o facto de os Estados Unidos terem Angola como "um grande parceiro”.

 Patty Murray considerou haver, em Angola, um trabalho tremendo por se fazer, destacando haver desafios a cumprir, assegurando que "com investimentos e apoios públicos e trabalho em conjunto”, Angola e Estados Unidos acabarão por beneficiar mutuamente da parceria.

 "É bastante emocionante estar aqui e ver os resultados que são logrados por intermédio dos investimentos que temos feito em Angola no sector da Saúde Pública”, sustentou a senadora americana, para em seguida esclarecer que, durante os últimos 25 anos, os Estados Unidos investiram cerca de 700 milhões de dólares em programas de saúde.  A senadora confessou ser, também, "entusiasmante” constatar os resultados alcançados com os investimentos americanos na melhoria da Saúde Pública em Angola.

 A presidente efectiva do Senado norte-americano é Kamala Harris, Vice-Presidente dos EUA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política