Política

Rwanda destaca papel de Angola na mediação para a paz na RDC

O Rwanda destacou, quinta-feira, o papel da mediação angolana na procura de uma solução pacífica do conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e desejou a Angola um bom mandato no Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA), para o qual foi eleita em Fevereiro, no decurso da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da organização continental, em Adis Abeba.

22/03/2024  Última atualização 08H56
© Fotografia por: Cedida
O desejo foi manifestado pelo embaixador do Rwanda na Etiópia e representante permanente daquele país junto da União Africana, Charles Karamba, durante um encontro com o homólogo angolano, Miguel César Bembe.

De acordo com um comunicado enviado ao Jornal de Angola, o diplomata rwandês, ao destacar o papel de Angola na mediação para a paz no Leste da RDC, augurou que o CPS desenvolva verdadeiras acções no quadro das suas competências como órgão decisório permanente da UA para a prevenção, gestão e resolução de conflitos em África.

No encontro, ocorrido nas instalações da Missão Diplomática angolana em Adis Abeba, os dois interlocutores analisaram, também, o estado da cooperação nos domínios bilateral e multilateral.

Ainda ontem, o embaixador Miguel Bembe recebeu, em audiência, o encarregado de Negócios do Estado da Eritreia na Etiópia, Biniam Berhe, com quem abordou assuntos de interesse comum no quadro das relações bilaterais.

Os dois diplomatas sublinharam a necessidade de negociar e assinar o Acordo Geral de Cooperação nos domínios Económico, Técnico, Científico e Cultural entre os Governos de Angola e da Eritreia e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento de Mecanismo de Consultas Políticas entre o Ministério angolano das Relações Exteriores e o Ministério eritreu dos Negócios Estrangeiros.

Miguel Bembe e Biniam Berhe realçaram, também, a necessidade de negociar e assinar o Memorando de Entendimento nos domínios da Defesa, Segurança e Ordem Pública, com o objectivo de responder aos desafios do combate ao terrorismo e ao crime organizado, assim como promover a troca de experiências.

Finalmente, trocaram pontos de vista sobre a situação política e de segurança a nível das  regiões dos Grandes Lagos e do Corno de África, e em relação ao ambiente de negócios e à aposta na elaboração e execução de projectos de investimento nos dois países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política