Política

Presidente da República pede contributo de todos para o desenvolvimento do país

O Presidente João Lourenço apelou aos angolanos que se encontram no exterior a contribuirem para o país, aí onde estiverem, para mais rapidamente edificar-se uma sociedade de progresso e desenvolvimento.

19/03/2024  Última atualização 08H30
Encontro decorreu depois do Fórum de Negócios China-Angola, realizado em Pequim © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro

O apelo foi feito no sábado, em Pequim, durante um encontro com a comunidade angolana residente na China. Além de falar sobre a inserção dos cidadãos na sociedade chinesa, o Chefe de Estado transmitiu os avanços registados em Angola em vários domínios, nos últimos oito anos. O encontro realizou-se pouco depois de o Presidente João Lourenço ter discursado na abertura do Fórum de Negócios Angola-China, no âmbito da sua visita de Estado de três dias àquele país, terminada no domingo.

Na abertura do fórum, o Chefe de Estado considerou a troca de experiências sobre as oportunidades de investimento em Angola e na China como um momento para o aprofundamento do diálogo, visando impulsionar o comércio, criar empregos dignos e promover um crescimento sustentável e diversificado.

João Lourenço destacou os dados incontornáveis da forte presença de empresas chinesas no território nacional, como demonstram o novo Aeroporto Internacional de Luanda, as centralidades edificadas um pouco por todo o país, a melhoria dos sistemas rodoviário e ferroviário ou a produção e distribuição de energia eléctrica e água potável.

O Presidente da República considerou a sua visita a China de grande importância para o aprofundamento e consolidação dos laços de amizade e de cooperação entre os dois países e nações.

O último dia da visita ficou marcado com a deslocação à província de Shandong, a mais de 400 quilómetros de Beijing, onde João Lourenço visitou várias empresas, como a Xinhua Medical Instruments, que produz dispositivos médicos e equipamentos farmacêuticos.

O Chefe de Estado esteve, também, na Academia de Ciências Agrícolas, visando encontrar soluções adaptáveis à realidade de Angola e que possam alavancar a agricultura no país. Deslocou-se, igualmente, à base de cultivo de cogumelos comestíveis da Qihe Biotech, empresa de alta tecnologia que trata da pesquisa, desenvolvimento, produção, vendas e exportação, para além da demonstração tecnológica.

João Lourenço tomou, ainda, contacto com o Grupo Lutai, que é um fornecedor de vestuário com tecidos de ponta, actualmente considerado o maior produtor de tecidos de cor tingida de alta qualidade do mundo, sobretudo camisas.

Shandong é uma província com uma população residente de cerca de 102 milhões de pessoas. É a segunda maior em termos de população, atrás apenas de Guangdong. Terra natal do grande pensador Confúcio, Shandobg é uma das mais desenvolvidas de toda a China, dispondo de um Produto Interno Bruto calculado em mais de um trilião de dólares.

No final dos trabalhos, o Presidente da República concedeu uma entrevista a um órgão de comunicação social local, que serviu para abordar os resultados da visita e falar sobre outros aspectos relacionados com a cooperação bilateral, a realidade de Angola e a geopolítica mundial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política