A vandalização de bens públicos tomou contornos alarmantes. Quase todas as semanas, são reportados casos do género.Bens ou infra-estruturas que consumiram avultadas somas em dinheiro para serem construídos, são destruídos, quer para a busca fácil de dinheiro, quer por pura maldade. Os sectores da Energia e Águas, Transportes, Telecomunicações, Saúde e Educação têm sido os principais alvos.
Os sistemas educativos contemporâneos continuam com problemas para garantir que todas as crianças e jovens possam ter acesso a uma educação e formação que lhes permitam integrar-se plenamente nas sociedades.
A história da humanidade sempre foi marcada por grandes transformações epocais com profundos impactos, positivos ou negativos, na esfera da política, economia, cultura, religião, ciência e mentalidade.
Todavia, no centro de tudo está a pessoa humana no seu acto de ser, de agir e de se impor e expandir, pois, no exercício da sua liberdade, é responsável por tudo quanto acontece na vida em sociedade, no bem e no mal. Infelizmente, porém, o pêndulo inclina-se mais para o mal, para a exploração irresponsável da terra e para o mau uso das suas capacidades intelectivas e volitivas.
De facto, o mundo que estamos a construir está marcado por vários contrastes, assimetrias e contradições: um mundo que gera e cultiva desgraças, vícios, opressões e mata sonhos e alimenta utopias; que exalta mais o fascínio das coisas e do ter do que o fascínio da pessoa humana e da dignidade do seu ser; um mundo sufocado pelas políticas económicas, jurídicas e sociais que fazem prosperar a exclusão social, a miséria antropológica, espiritual, social, cultural e cívica, o fundamentalismo político e religioso, e matam a beleza da biodiversidade e do meio ambiente; enfim, um mundo que se quer construir e propagar sem Deus, porque assente na prevaricação, desobediência, mediocridade, libertinagem, imediatismo, discriminação, egoísmo e no descompromisso com a ética, com a verdade, com a justiça e com o bem comum, consubstanciado na dignidade da pessoa humana.
É este mundo que interpela existencialmente o nosso autor e justifica a razão de ser da presente obra que temos a graça de apreciar. Afinal, é possível viver na gélida indiferença perante tamanho escândalo social, em que os ricos, poderosos e malvados prosperam cada vez mais e os pobres são sempre mais miseráveis? Mais tecnicização significa mais humanização? Onde fica a natureza humana (ser) num mundo onde se exalta até à exaustão a cultura (fazer) e a pessoa humana avança mais no campo da tecnologia e recua drasticamente no campo da ética e dos valores autênticos? Para que servem a ciência e a técnica sem a ética? A que se deve o défice de pessoas de valor, autênticas, altruístas e comprometidas, pura e simplesmente, com o bem das pessoas, independentemente da sua raça, cor ou condição social, e o desenvolvimento sustentável? Que novas esperanças injectar no mundo depois das vulnerabilidades, incertezas e falsas seguranças destapadas pela pandemia da Covid-19?
Enfim, no meio de tudo isto, onde se enquadra a África? Continuará a ser uma página escrita fora do livro? Pelas perguntas inquietantes, podemos depreender a relevância, pertinência e actualidade da presente obra, que pretende ser uma provocação e, ao mesmo tempo, uma resposta e orientação para a responsabilidade ética que cada um de nós deve ter em relação ao bem comum a ser cultivado e salvaguardado, à dignidade e realização do outro e ao convívio harmonioso com a criação no seu todo (responsabilidade ecológica). É um apelo à esperança e à vida, à justiça e à paz, à dignidade e à inclusão, ao amor e à solidariedade, à liberdade e à igualdade, à verdade e à tolerância, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso humano, social, político, económico, cultural e espiritual.
A incidência vai precisamente para os países africanos que, no dizer do nosso autor, precisam de "instituições fortes e não de individualidades endeusadas”, cujos líderes políticos devem ter não só habilidades intelectuais, mas, e sobretudo, "coração”, para promoverem o desenvolvimento autêntico e a felicidade dos cidadãos, deixando, por um lado, de depositar as culpas pelas políticas geradoras de miséria, frustração, retrocesso e violência nos outros (os colonos antigos e novos) e, por outro lado, de criar espaços propícios para os "negociantes da religião”, a coberto duma falsa laicidade do Estado.
Aqui está um contributo valioso para alimentar as nossas inteligências e consciências, visando a construção de sociedades justas, prósperas, inclusivas, humanas e humanizantes. Por isso, os filósofos nunca devem parar de pensar, de sonhar e de dialogar com a realidade histórica, tendo em vista um futuro melhor e seguro para todos e para a própria ciência, construindo e consolidando o racional científico. É a filosofia ao serviço do bem social e do diálogo existencial e interpelativo. Portanto, um bem-haja ao Frei Alberto de Morais, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Angola, e que nunca se canse de pôr a render os seus talentos para o bem da convivência social harmoniosa e solidária e da obra fascinante criada por Deus.
Saurimo,
31 de Maio de 2021
O
autor do livro
Alberto Morais, autor do livro "Os pobres no visor da [pós]modernidade”, é
umreligioso e sacerdote da ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Angola.
Estudou Filosofia no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus-Luanda e na
Universidade Católica de África Ocidental-Abidjan, (Côte d’Ivore). É também
licenciado em Teologia pela Universidade Católica de Angola e pós-graduado em
Ciências de Educação pela Universidade Agostinho Neto. Trabalhou em Mbanza
Kongo, Samba Caju (Cuanza-Norte) como pároco da Paróquia de Santo António,
Uíge-Mbemba Nganduna parórquia de Nossa Senhora de Fátima, no Huambo
(Fraternidade São Leopoldo Mandic) como guardião, em Luanda (Paróquia de Santo
António) como vigário paroquial.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPor conta de algum ajuste da pauta aduaneira, concretamente relacionada com a taxação dos produtos de uso pessoal, nos últimos dias, a Administração Geral Tributária (AGT) esteve, como se diz na gíria, na boca do povo. A medida gerou uma onda de insatisfação e, sendo ou não apenas a única razão, foi declarada a suspensão daquela modalidade de tributação, nova na nossa realidade.
Persigo, incessante, mais um instante para privilegiar o sossego. Para a parte maior da raça humana, pondero tratar-se da necessidade que se vai evidenciando quando a tarde eiva as objectivas da vida. Rastos de águas passadas há muito direccionam o moinho para a preciosidade do tempo.
Em diferentes ocasiões, vimos como o mercado angolano reage em sentido contrário às hipóteses académicas, avançadas como argumentos para justificar a tomada de certas medidas no âmbito da reestruturação da economia ou do agravamento da carga fiscal.
O conceito de Responsabilidade Social teve grande visibilidade desde os anos 2000, e tornou-se mais frequente depois dos avanços dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Portanto, empresas socialmente responsáveis nascem do conceito de sustentabilidade económica e responsabilidade social, e obrigam-se ao cumprimento de normas locais onde estão inseridas, obrigações que impactam nas suas operações, sejam de carácter legal e fiscal, sem descurar as preocupações ambientais, implementação de boas práticas de Compliance e Governação Corporativa.
O Dubai vai começar a construir novos terminais no Aeroporto Internacional Al Maktoum, para convertê-lo no maior do mundo, com capacidade para mais de 260 milhões de passageiros, um projeto avaliado em cerca de 33.000 milhões de dólares.
Angola vai participar, quarta-feira, 1 de Maio, Cabo Verde, na celebração dos 50 anos de libertação dos presos políticos do campo de concentração do Tarrafal, símbolo da opressão e violência da ditadura colonial portuguesa.