Cultura

Ombembwa apresenta a obra “O Pomar Mágico”

Maria Hengo

Jornalista

A escritora e poetisa infantil Ombembwa promove, dia 27 do corrente mês, no Parque da Independência, em Luanda, a venda e sessão de assinatura de autógrafos do livro “O Pomar Mágico”.

09/04/2024  Última atualização 09H25
Escritora com mais um livro no lançado no mercado © Fotografia por: DR

A obra, que foi editada em Portugal, narra a amizade e o diálogo entre frutas de um pomar, localizado no município da Quiçama, onde realça a importância da inclusão das frutas na dieta alimentar diária das crianças.

De acordo com a narrativa do livro, a autora, de apenas 12 anos, procura despertar para a necessidade dos pais e encarregados de educação prestarem melhor atenção à dieta alimentar dos pequenos, pelas funções que têm os nutrientes das frutas para a saúde do homem.

Em 30 páginas, a escritora descreve um pomar muito lindo, com paisagens belas, árvores de frutas típicas de Angola, pássaros, incestos e outros animais, que dão lugar à discussão entre as oito amigas-frutas típicas do nosso campo e mercado, demonstrando a vaidade de umas e os ciúmes de outras.

Para alegria de umas e tristeza de outras, uma altruísta aparece para aconselhar e mediar a discussão sobre a importância dos nutrientes que cada uma possui, mostrando-se um aparador de consenso, pelo valor que cada uma possui.

Assim, as frutas, na sua conversa dinâmica, fazem apresentações das suas origens e dos nutrientes que possuem, demonstrando com clareza em que parte do corpo do homem actuam e em especial como contribuem para melhorar a saúde das crianças.

Ombembwa é autora do livro "A Menina que Gostava do Mar”, lançado em 2022. Este livro foi eleito à obra do mês de Junho de 2023, no projecto literário do Museu da Moeda, que visa incentivar o gosto pela leitura.

Ombembwa, expressão da região etnolinguística umbundu, que em português significa Paz e Benção, é o pseudónimo literário de Sadimauria Ivone Bessa Ferreira, que declama desde os quatro anos.

A escritora infantil é detentora dos troféus de Melhor Declamadora de Poesia e de Melhor Texto Literário, da II e IV edições do concurso nacional "Kids Talents Awards”.

Tem textos assinados em duas antologias poéticas internacionais, nomeadamente "O Sonho da Criança”, editado em 2021 pela Cultive Suíça, e "A Donzela - O Sonho da Criança e Independência”, de 2022, ambas com autores de várias nacionalidades.

Apesar da idade, a pequena Ombembwa é membro da Academia Virtual de Poetas de Língua Portuguesa e da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), desde 2020, que por sua vez tem representações em Cuba, Brasil, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, países nos quais é conhecida.

A dedicação à escrita surgiu da influência do pai, também escritor, e de outros renomados artistas nacionais, cujos livros despertam-lhe muito interesse, como é o caso de António Agostinho Neto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura