Economia

Novas referências platts para derivados do petróleo

O Instituto Regulador de Derivados do Petróleo (IRDP) emitiu um instrutivo a determinar as fontes dos preços de referência Internacional (Platts) para os produtos derivados de petróleo bruto e gás natural, no segundo trimestre do ano em curso.

27/03/2024  Última atualização 11H12
Instituto Regulador de Derivados do Petróleo (IRDP) © Fotografia por: DR
O instrutivo 001/2024 é aplicado à refinação de petróleo bruto, bem como às importações, logística, distribuição e comercialização de gasolina, gasóleo, querosene e gás de petróleo liquefeito, excluindo o fuel, betumes e lubrificantes.

O documento estabelece que, de Abril a Junho, o gasóleo e o querosene têm como referência  o Fob Arab Gulf, a gasolina o Fob Med Italy e o gás de petróleo liquefeito Fob Mont Belvieu.

As cotações Platts são um valor de referência para cada uma das diferentes especificações de produtos derivados de petróleo, adoptadas em resultado da oferta e da procura no mercado internacional.

Os contratos Free On Board (Fob, livre a bordo) designam o fim das obrigações do vendedor no momento em que a mercadoria passa pela a amurada do navio no porto de embarque, passando o comprador a assumir perdas e possíveis danos.

A determinação do modelo de definição dos preços dos produtos derivados do petróleo e gás natural é estabelecida pelo Decreto Presidencial nº 283/20, de 27 de Outubro, sendo as regras e procedimentos para a fixação e alteração dos preços prevista no  decreto conjunto nº 331/20, de 16 de Dezembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia