Economia

Mina do Longonjo arranca em 2026

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

A mina de neodímio e praseodímio do projecto Ozango Minerais, de exploração de terras raras no Longonjo, Huambo, entra na fase de construção e de instalação de equipamentos, com previsões de arranque em 2026, anunciou o chefe de uma missão de investidores que, na segunda-feira, esteve na cidade capital dessa província.

20/03/2024  Última atualização 08H05
© Fotografia por: DR

Tim George, que falava à imprensa depois de um encontro com o vice-governador do Huambo para o sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco, revelou que as obras da mina, localizada a 64 quilómetros da cidade do Huambo, arrancam nos oito meses posteriores a Junho do ano em curso.

O responsável lembrou que o local em que o projecto vai ser implantado, é uma das maiores reservas de África e representa uma oportunidade para a diversificação da economia, por via da industrialização mineral.

Quando estiver em pleno funcionamento, o projecto de exploração da reserva mineral vai gerar 600 novos empregos directos, com a contratação de mão-de-obra local, além de outros indirectos, com mais de 50 por cento destes trabalhadores constituídos por jovens do Longonjo.

A requalificação das estradas da vila, apoio à produção agrícola e abastecimento de energia e água são alguns dos benefícios previstos na componente de responsabilidade social do projecto.

O vice-governador do Huambo para o sector Político, Económico e Social considerou o projecto como sendo importante para o desenvolvimento económico e social da província, com o investimento mineiro do Longonjo a figurar como impulsionador do crescimento.

Angelino Elavoco acrescentou que outro benefício reside em que a Pensana vai criar condições propícias para atrair investimentos nacionais e estrangeiros, com o intuito de permitir a exploração à escala mundial.

O projecto Ozango Minerais é uma reserva mineral, situada na cadeia montanhosa de Tchimbilundo, em Longonjo, com 30 quilómetros quadrados, vão ser extraídos minérios brutos utilizados no fabrico de ímanes permanentes ultra-fortes e leves para veículos eléctricos, motores de turbinas eólicas, electrónicos, telemóveis e outros aparelhos electrónicos.

O projecto de exploração de terras raras (também conhecidas como ouro do Século XXI, no município do Longonjo é um empreendimento conjunto entre as empresas Ferrangol de esfera pública angolana e Pensana Metals Ltd australiana, através da sociedade de parceria Ozango Minerais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia