Cultura

Liga Nacional adia homenagem ao guitarrista Pop Show

Analtino Santos

Jornalista

O guitarrista Pop Show será homenageado nos próximos dias, na LASP (ex-Liga Africana), em Luanda, numa iniciativa da Liga Nacional. O evento, inicialmente agendado para hoje, foi adiado à última hora.

14/03/2024  Última atualização 12H50
Virtuoso guitarrista fez do estilo Kilapanga a sua marca © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

A actividade enquadra-se na celebração dos 64 anos de idade, caso Pop Show estivesse em vida, assinalados  na terça-feira passada. O artista nasceu em 1960 e morreu no dia 6 de Agosto de 2022, em Luanda.

"A Vida e Obra de Pop Show e sua Contribuição na Música Angolana" é o tema da palestra que será ministrada por Celso Malavoloneke. A palestra também vai contar com as contribuições de Tubarão e Gato Bedseyele, integrantes da banda Afra Sound Stars.

Para o momento musical  a organização convidou a Banda Agostino, Moniz de Almeida, Dodó Miranda, Bevy Jackson e  Esperança Mirakiza, artistas que partilharam o palco com o homenageado.

O cantor e compositor  Carlos Lamartine, responsável pela actividade, justificou o adiamento do evento, afirmando que questões técnicas inviabilizaram a realização da homenagem.

Ao falar do artista, disse:"Pop Show quando apareceu demonstrou muita vontade de superação e era irreverente. Como muitos da sua geração, amou bastante Angola", sublinhou.

 Manuel Miguel 'Pop Show' nasceu no município de Kimbele, na província do Uíge, aos 12 de Março de 1960, e faleceu em Luanda, com 62 anos.

Filho de Tanda Miguel e Madalena Maládia, começou a cantar na sua terra natal aos 11 anos, embora contra a vontade dos pais. O artista procurava dominar vários instrumentos musicais. Fundador do Liberdade África, mais tarde Afra Sound Stars, Pop Show foi um jovem que revolucionou o estilo Kilapanga.

Destacado guitarrista, cantor e líder do Afra Sound, deixou sucessos como "Mano António", "Telefone" e "Kimbele", este último considerado um hino na sua terra natal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura