Política

Líderes informados sobre as acções de Angola

César Esteves|Lusaka

Jornalista

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que a Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC permitiu aos Estados-membros saberem, de forma mais precisa, os esforços diplomáticos levados a cabo pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para a pacificação da República Democrática do Congo.

24/03/2024  Última atualização 09H14
Ministro das Relações Exteriores, Téte António © Fotografia por: Edições Novembro

"Foi uma ocasião para os Estados-membros saberem os passos que estão a ser dados neste sentido”, frisou o chefe da diplomacia angolana, acrescentando que a mobilização de recursos foi outro tema que mereceu destaque na Cimeira.

Sobre este particular, Téte António, que fazia o balanço da Cimeira, recordou que a SADC já tem estado a reforçar sobre a necessidade do cumprimento das contribuições, tendo, por isso, incumbido o Secretariado Executivo da organização a mobilizar recursos junto dos parceiros, sobretudo aqueles mais conhecidos, como são os casos das Nações Unidas e a União Africana.

Retirada faseada da SAMIM

Sobre a República de Moçambique, o ministro das Relações Exteriores deu a conhecer que a Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC analisou a retirada faseada da Missão naquele país, mas sem deixar um vazio de segurança. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política