Cultura

Jornada Nacional das Artes Cénicas acontece na província do Huambo

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O Centro Cultural Manuel Rui Monteiro, na província do Huambo, acolhe de 27 a 30 do corrente mês, a Jornada Nacional de Teatro edição 2024, que vai contar com a participação de onze províncias, no quadro das celebrações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de Março.

15/03/2024  Última atualização 12H25
Centro Cultural Manuel Rui Monteiro foi o local escolhido para albergar o festival que vai reunir artistas de várias províncias do país © Fotografia por: DR

O evento, que se vai realizar no auditório da Biblioteca Provincial do Huambo, contará com a participação de 200 actores, vindos de Benguela, Bié, Cuanza-Norte, Luanda, Bengo, Huíla, Lunda-Sul, Cuando Cubango, Cuanza- Norte, Namibe, Zaire e Huambo, na condição de anfitrião.

A informação foi avançada pelo chefe do Departamento da Acção Cultural da Direcção Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Pascoal Pedro Nhanga, que fez saber que a jornada é uma iniciativa da Associação Nacional de Teatro, em parceria com o Governo local.

Durante o evento, disse, vão ser abordados temas sobre o desenvolvimento do teatro em Angola, formação, treinamento, aprimoramento dos artistas no processo criativo e a produção de peças, com homenagens a diferentes figuras e grupos que, ao longo dos anos, deram o seu contributo para o crescimento das artes cénicas, bem como a realização de vários espectáculos de teatro.

A Jornada Nacional de Teatro vai encerrar com a realização da 5ª Assembleia Geral da Associação Angolana de Teatro, que também vai analisar a vida interna da instituição, revisão dos estatutos, além de  estar programada uma visita em vários pontos turísticos da província.

Pascoal Pedro Nhanga referiu que os grupos de teatro locais precisam de ter vida artística e uma agenda cultural mais activa ao longo do ano para incentivar e promover a criatividade. O responsável destacou que para a dinamização das artes no geral, e do teatro, em particular, é necessário a existência de mais salas de espectáculos e de outras infra-estruturas culturais de apoio.

Pascoal Pedro Nhanga explicou que ainda existem várias reflexões por se fazer, mas que a questão fundamental é mesmo a inexistência de salas para a exibição dos espectáculos de teatro, não apenas no Huambo, mas um pouco pelo país.

A consolidação das relações entre grupos nacionais, disse, deve constituir um dos maiores ganhos com a realização da Jornada Nacional de Teatro, como um dos aspectos que se espera positivo da presente edição. "O festival deve ser uma oportunidade para a promoção, valorização e divulgação das artes cénicas, em particular, do teatro e da cultura nacional, o que tem sido feito há longos anos por grupos de várias províncias”.

Grupos históricos de teatro serão homenageados na actividade

As jornadas, segundo fez saber, visam, igualmente, promover o intercâmbio cultural, fortalecer o fomento das artes cénicas e a massificação do teatro no país.

Pascoal Nhanga disse que, durante a actividade, vão ser homenageados os colectivos de artes Vozes D'África, Efetikilo, Revelação e o União, pelo contributo prestado no renascimento e crescimento do teatro na província do Huambo.

No decorrer da Jornada Nacional de Teatro, estão agendados vários espectáculos dos grupos locais, como o do SOS Teatro, com a peça "O Parceiro Ideal”, os Vozes d´África, com "O Reino da Desigualdade”, e o Efetikilo com a peça "Makas na Sanzala”.

Durante os quatro dias, de acordo com o programa do evento, vão ser abordados temas como "O Estado actual do teatro no Huambo”, "Objectivos, Perspectivas e Metas da Associação Angolana de Teatro”, "Visão Internacional do Teatro, "Sustentabilidade do Teatro”, "Caracterização, Maquilhagem, Produção e Figurino” e "Associativismo, Leis, Teatro e Literatura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura