Política

João Lourenço mantém encontros com homólogos da RDC e Zâmbia

César Esteves|Lusaka

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, manteve, sábado, em Lusaka, um encontro com o seu homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema, com quem abordou assuntos de interesse comum. O encontro aconteceu antes do início da Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC, que analisou os progressos registados pelas Missões de Paz da organização regional no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

24/03/2024  Última atualização 09H06
João Lourenço e Hakaide Hichilema analisaram as relações © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro
Angola e a Zâmbia estão juntas no projecto do Corredor do Lobito, que liga, também, à República Democrática do Congo, cujo Presidente, Félix Tshisekedi,manteve, igualmente, encontro,em Lusaka, com o Chefe de Estado angolano, no final da Cimeira. De acordo com o Serviço de Comunicação Institucional e Imprensa da Presidência da República, João Lourenço e Félix Tshisekedi avaliaram a situação de segurança no Leste daquele país.

O Presidente João Lourenço é, neste momento, o mediador da União Africana para o diferendo entre a RDC e o Rwanda, cujos Presidentes, Félix Tshisekedi e Paul Kagame, respectivamente, já aceitaram, sob sua mediação, sentar-se à mesma mesa para se encontrar uma solução para a crise de paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo.

Ainda são desconhecidos a data, o local e o formato do encontro, mas, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, o mesmo enquadra-se nas acções levadas a cabo pelo estadista angolano, a mando da União Africana, para a conquista da paz e reconciliação naquela zona da RDC.

O Presidente João Lourenço tem-se mostrado incansável na busca de solução para a crise de paz e segurança no Leste da República Democrática.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política