Economia

Investidores aplicam 76,4 milhões de dólares em dezassete projectos

Ana Paulo

Jornalista

Os investidores concretizaram, em 2023, um total de 17 projectos avaliados em 76,4 milhões de dólares. Os dados são da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

17/05/2024  Última atualização 15H10
© Fotografia por: DR

Durante um "briefing” com a imprensa, ontem, em Luanda, foi anunciado que, em 12 meses de 2023 e os primeiros quatro meses deste ano (2024), um acumulado de 180 intenções de investimentos foram registadas, avaliadas no global em 4.038 milhões de dólares.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo Chagas Rangel, lembrou que as intenções são só e mesmo manifestação de vontade dos investidores.

Todavia, lembrou que as mesmas intenções, depois de manifestadas, têm um período de um ano e meio para a sua materialização.

"É nessa expectativa que continuaremos a trabalhar com os parceiros, acompanhando e dirigindo sob os incentivos existentes, para que as intenções manifestadas possam ser concretizadas em negócios efectivos”, disse.

De acordo com os dados disponibilizados pela administração da Agência, em 2023, foram registadas 149 intenções de investimentos, com um valor de 3,1 mil milhões de dólares. As intenções de investimento para 2023 prevêem a criação de 22.868 postos de trabalho, dos quais 21.260 são destinados a trabalhadores nacionais e 1.608 para expatriados.

Das 149 intenções de investimento registadas, 128 encontram-se em implementação, sendo que seis já estão operacionais, 17 estão completamente implementadas, 2 foram canceladas e 2 foram registadas apenas para efeitos estatísticos. Estes números reflectem a dinâmica positiva do processo de implementação dos projectos de investimento no país. A implementação eficaz destes projectos é crucial para a concretização dos benefícios económicos previstos.

Quatro meses de 2024

Entre Janeiro e Abril de 2024, foram registadas 31 intenções de investimento. Estes investimentos prevêem a criação de 5.562 novos postos de trabalho, dos quais 5.106 são destinados a trabalhadores nacionais e 456 a expatriados. Os investimentos nos primeiros quatro meses de 2024 foram categorizados em internos, mistos e externos.

O investimento interno destacou-se com 657,8 milhões de dólares; seguido pelo investimento externo (168,4 milhões) e o investimento misto, com 22,4 milhões de dólares.

 

Novos acordos

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) assina, hoje, em Luanda um total de seis acordos de investimentos com parceiros de diversas áreas.

Trata-se de investimentos nas áreas das Pescas, Imobiliário e projectos de alumínio.

O anúncio foi feito, ontem, em Luanda, à imprensa, pelo presidente do Conselho de Administração.

Arlindo das Chagas Rangel mostrou-se, na ocasião, satisfeito com os resultados do período acima descrito destacou que ainda este ano estão em curso assinaturas de acordos relacionados às restantes intenções, que ainda não foram executados os projectos.

 

A título de exemplo, destacou, fruto das intenções já existentes e estão previstos para hoje assinatura de Acordos de mais seis projectos ligados ao sector das pescas, imobiliário e projectos de alumínio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia