Economia

Inundações destroem campos de cultivo e efectivo pecuário

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Inundações destruíram 9.347 hectares, onde estavam plantadas 37.800 toneladas de produtos agrícolas, na primeira época (de Setembro a Fevereiro) da Campanha Agrícola 2023/2024, em Benguela, apurou, ontem, o Jornal de Angola, na 1ª Reunião Ordinária do Governo Provincial.

26/03/2024  Última atualização 09H07
Governador do Benguela (ao centro) durante a reunião © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro

Além de plantações,  as chuvas também causaram a destruição de 15 motobombas e 1.700 metros de mangueiras, indicam dados obtidos na reunião, dando conta que, associadas ao clima, descargas eléctrica provocaram a morte de 57 bovinos.

O comunicado final do encontro, liderado pelo governador  Luís Nunes, realça as infracções ocorridas na pesca artesanal, as quais o documento diz que "preocupam, têm causado a diminuição da biomassa e a extinção de algumas espécies”.

O documento revela dados da evolução de programas de apoio ao sector produtivo, dando conta de que 129 projectos foram apurados para financiamentos do PRODESI, 28 foram beneficiados no âmbito das Medidas de Alívio Económico, 30 ao abrigo do Aviso nº 10/23 do BNA, além de sete projectos alinhados ao FADA e 18 no âmbito do FACRA.

Relativamente ao ponto de situação do Programa de Investimentos Públicos, na província, os presentes tomaram conhecimento das principais actividades desenvolvidas no exercício económico de 2023, realçando a construção  e  apetrechamento de unidades  escolares e  hospitalares.

Durante o mesmo período, salienta o comunicado final, foram, também, construídos mercados, edifícios públicos, requalificação de vias urbanas, assistência social, assistência às famílias vulneráveis com a distribuição de bens de primeira necessidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia