Opinião

Interacção para um bem comum

As operações de buscas e de remoção dos escombros do edifício que demoliu na madrugada de sábado, em Luanda, encerraram ontem, segundo informações da Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda.

27/03/2023  Última atualização 06H00

Para gáudio de todos, não houve registos de vítimas humanas. Mas fica no ar o alerta para a necessidade de uma atenção redobrada para prevenir situações do género no futuro.

Uma grande parte dos edifícios da baixa da cidade de Luanda é antigo, remontando a sua construção à época colonial, e os alertas do corpo de civil e bombeiros, especialistas na matéria, sobre determinadas precauções a observar precisam de ser tidos em conta.

Nos edifícios públicos, as formas de acatar os conselhos e recomendações, bem como as medidas de pressão para levar as pessoas a assumirem um comportamento mais adequado, tomam dimensão diferente nos prédios que são de propriedade privada.

Tornou-se uma febre as reabilitações e modificações estruturais em edifícios antigos, não somente em Luanda. São operadas remodelações quer no interior dos apartamentos, para acomodar mais compartimentos e famílias, quer nos terraços, muitos dos quais passaram mesmo a comportar novos apartamentos.

Alguns casos por necessidade de mais espaço apenas, outros para permitir aumento de lucro nos arrendamentos, situações que deixam os edifícios com um peso superior à capacidade prevista na altura da sua construção.

As manutenções regulares precisam também de ser tidas em conta. Mas recomenda-se acima de tudo maior interacção com os órgãos especializados na matéria e acatar as orientações que emitem, após apreciação do estado das infra-estruturas. Normalmente, no final das visitas, emitem um relatório, apontam as anomalias e, quando for caso, recomendam evacuação.

No caso do edifício da avenida Comandante Valódia constou ter havido alerta do corpo de bombeiros para o risco de desabamento do prédio, que, entretanto, não foi levado em consideração, embora tenha servido para deixar os moradores em alerta.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião