Desporto

Inguila enluta desporto angolano

Domingos Inguila João, antigo futebolista angolano, morreu na madrugada de ontem, aos 78 anos, na Clínica Girassol, vítima de doença. Com passagem na Selecção Nacional, Inguila é uma figura incontornável do futebol com feitos antes e depois da independência.

18/05/2024  Última atualização 10H35
Lenda do futebol foi tetra campeão Provincial de Angola pelos aviadores nos anos 60 © Fotografia por: DR

A antiga lenda nasceu na Província do Zaire, a 06 de Outubro de 1945 e foi tetra campeão Provincial de Angola pelo ASA, em 1964/65/66/67, com Cerqueira, Faria, Justino, Garrido, Armindo, Cruz, Gaspar, Valente, Juvenal, Eduardo João, Dinis Prado, às ordens do Treinador Humberto Frade.

Inguila jogou também nos ASES Futebol Clube do Ambrizete, equipa do Bairro Sambizanga onde integrava igualmente com outros grandes futebolistas, Justino Fernandes, Eduardo João, Miguelito, Oliveira Caio, Jorge, Luís Mala e Tubarão Piza.

Na temporada de 1967/68, foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica, na sua estreia, ganhou a titularidade e jogou na posição de médio trinco, e contribuiu para a goleada por 4-0, frente ao Rapid de Viena da Áustria. Na época, José Henrique, Malta da Silva, Jorge Calado, Humberto Fernandes, Adolfo, Toni, Matine, Jaime Graça, Coluna, José Augusto, Eusébio e Simões eram algumas das figuras da equipa encarnada.

Depois foi contratado pelo Aveiro, época de 1971/72, tendo sido titular, seguida da passagem no Beira Mar Futebol Clube, sob orientação de Fernando Vaz e posteriormente Frederico Passos.

Inguila permaneceu na zona pesqueira até 1976, ano em que decidiu regressar ao país, onde representou o Futebol Clube de Luanda, ao lado de Laurindo, João Machado, Veloso, Makuéria, Gigito, Beja, Paulino, Vigia, Cristóvão e Pontes.

Com Dinis, Laurindo, Napoleão, Carnaval, Mateus César, Chico Lopes, Salviano, Vinhas, Santo António, Quim, Dedé, Geoveth, Mateus César, Silva, Arménio e Alves fez parte das primeiras selecções que defrontaram a congénere de Cuba.

Outros feitos de Inguila

Encerrada a carreira de jogador, Domingos Inguila exerceu vários cargos na extinta Secretaria de Estado da Educação Física e Desportos e impulsionou a realização dos Jogos de Amizade Angola-Cuba.

O antigo futebolista angolano pendurou as chuteiras, em 1978, com 33 anos e deu início à carreira de treinador. Três anos depois, 1981 estudou no Instituto Superior de Cultura Física na Alemanha-Pós-Graduação em futebol, sem esquecer outros cursos.

No ano seguinte, 1982 frequentou um longo estágio no FC do Porto, sobre a Metodologia do Treino e Organização Desportiva. A bagagem formativa rendeu-lhe o cargo de treinador principal da Selecção Nacional, em 1983 e no ano seguinte foi nomeado coordenador de todos os escalões das Honras.

Em 1987, nas vestes de treinador, conquistou a primeira medalha de prata nos terceiros Jogos de África Central, no Congo. Na carreira, destaque para a participação em vários seminários sobre futebol juvenil, tendo orientado vários clubes, Desportivo da Chela, Progresso Sambizanga e Sporting de Luanda.

Em 1994, Domingos Inguila fundou o Núcleo Desportivo da Presidência da República e três anos depois foi co-fundador da Escola de Futebol da Samba.

Ministro lamenta partida do ícone

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, lamenta a partida do antigo ícone do futebol angolano, Domingos Inguila João, ocorrido na madrugada de ontem, segundo nota chegada à redacção do Jornal de Angola.

"Tudo o que Domingos Inguila fez por Angola e as suas qualidades não cabem numa nota de condolências, mas é possível que o país desportivo reconheça as suas qualidades como sendo um dos maiores desportistas de sempre”.

Segundo o documento, Inguila, ou "Mam João”, como era carinhosamente chamado, marcou de forma indelével a história do futebol angolano nos anos 60, 70 e 80, primeiro como jogador, depois como treinador e finalmente como dirigente.

 "Em nome do Ministério da Juventude e Desportos   expressamos as mais sentidas condolências à família enlutada e aos amigos de Domingos Inguila João”, lê-se na parte final da nota.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto