Opinião

17/06/2024 Última atualização 06H40
Opinião

O Fenómeno dos “Novos Ricos”

Num passado recente a nossa sociedade foi tomada pelo fenómeno dos “novos ricos”, pessoas que vindas de classes sociais mais baixas, enriqueceram subitamente ostentando a sua riqueza sem elegância nem refinamento.

16/06/2024 Última atualização 10H47
Opinião

Um punhado de infância

Desembarco no aeroporto de Guarulhos, São Paulo, após nove horas de voo, vindo de Nova Iorque. Na verdade, a viagem começara em Shanghai, China, catorze horas até São Francisco, Califórnia. Dormi em São Francisco, uma das mais fascinantes, surpreendentes e vibrantes cidades que conheço.

16/06/2024 Última atualização 10H44
Opinião

E o que ficou para nos orgulharmos?

Na minha segunda deslocação à China, acabei por recolher conhecimento mínimo de duas cidades, a capital Beijing e Xangai, tendo viajado de comboio rápido (350 Km/hora da capital à segunda, em cerca de 4 horas).

16/06/2024 Última atualização 10H43
Opinião

Já não há Bar da Yola

Bloco 3. Bar da Yola fechou e a saudade entre nós ficou. No canto esquerdo era o lugar preferido do professor Rui Bibito, ele gostava sentar-se, com uma Coca-Cola, a apreciar as conversas do dia-a-dia quando a noite tomava conta da sorte.

16/06/2024 Última atualização 10H42
Opinião

Uma viagem auto-etnográfica em busca do saber

Na adolescência, a escola tornou-se o meu laboratório pessoal de descobertas. Fascinava-me a capacidade de aplicar lógica e razão para explicar fenómenos do mundo, uma extensão do que via em casa com a transformação consciente de materiais e cuidados no lar. No entanto, foi na Universidade, em Angola, que a minha busca pelo conhecimento assumiu uma nova dimensão

16/06/2024 Última atualização 10H27
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia contemporânea -III

Em 1979, Henry Kissinger, um cidadão americano de origem alemã, já era uma figura importante na vida pública norte-americana, tendo-se notabilizado como ideólogo da política externa dos Estados Unidos da América, no contexto da Guerra Fria, durante a década de 70 do século XX. A propósito do que a ideologia representa, no que diz respeito ao que sustenta as políticas externas, Kissinger afirmou o seguinte: “As convicções que os líderes formam antes de ocupar altos cargos políticos constituem o seu capital intelectual enquanto continuarem nos referidos cargos”. Este é o tópico da nossa conversa: a ideologia, entendida como convicções e capital intelectual, cuja avaliação pode solicitar a intervenção da filosofia, como veremos.

16/06/2024 Última atualização 10H24
Opinião

Um dia memorável em Kaxicane

Sentados sobre as almofadas vermelhas debaixo da pérgula, as crianças visitantes aguardavam pela “Hora do Conto”. Pode dizer-se que estavam ansiosas, como de resto os seus olhos diziam. Os professores pediam-lhes silêncio, quando surgiu a narradora escolhida para esse dia.

16/06/2024 Última atualização 10H23
Opinião

O menino inteligente e o padrasto malvado

Ngunza possuía um sentido cognitivo muito forte, era extremamente inteligente e com um sexto sentido que o impelia a fazer coisas e dizer palavras sem saber por quê ou como…

16/06/2024 Última atualização 10H21
Opinião

A síndrome do mundo mau

É comum, segundo efeitos específicos da Síndrome do Mundo Mau, que pessoas afectadas acreditem que a taxa de criminalidade é muito maior do que realmente é, gerando o aumento da desconfiança em relação a outras pessoas e a crença de que a maioria das pessoas é perigosa ou mal-intencionada. Há pessoas que deixam de sair de casa porque assistiram a um assalto pela televisão…

16/06/2024 Última atualização 10H16
Opinião

Livros, a paixão que persiste no tempo

Em Cacuaco, no bairro 4 de Fevereiro (Ecocampo), de algum tempo a esta parte, está na forja um movimento de troca de livros entre amigos e conhecidos, a exemplo dos tempos de antanho. A turma que persegue este desiderato encontra nos debates e comentários após a leitura uma forma de socialização em jeito de tertúlia, regada de birras, wines, maruvos e mesmo “água do chefe”

16/06/2024 Última atualização 07H30
Opinião

Lourenço, a lei do retorno (Parte I)

Via nas horas um trem sem freio algum. Quanto mais rente da hora que o docente de Direito Constitucional aprazou a sua segunda prova, a minha incontinência emocional agravava. Na altura, as ondas de choque já haviam preludiado a chegada da cadeira. "Tenham muito cuidado com DC.

16/06/2024 Última atualização 07H28
Opinião

Educação financeira e os impactos futuros nas famílias

O nível de literacia financeira em Angola, extensivo à população com 15 ou mais anos de idade, estima-se aos 25 por cento- (INE-2022).Nesta base, releva se a província de Luanda, com indicadores acima da média nacional com 28,8 por cento.Tomando as demais localidades, os indicadores que ainda reflectem acentuada preocupação.