Cultura

Governo da Província de Luanda pretende criar Orquestra Filarmónica

Armindo Canda

Jornalista

O Governo Provincial de Luanda e a Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA) apresentaram, na segunda-feira, na capital do país, a intenção de criar uma Orquestra designada “Filarmónica de Luanda”.

20/03/2024  Última atualização 11H09
Membros do GPL e CNÓPERA depois do encontro de trabalho © Fotografia por: DR

O director da CNÓPERA, Emanuel Mendes, foi recebido em audiência, pelo governador de Luanda, Manuel Homem, para apresentar o programa de actividade do ano artístico a ser realizado no decorrer do ano em curso.

Em declarações ao Jornal de Angola, Emanuel Mendes disse que o encontro serviu para apresentar os projectos da Companhia e saber mais detalhes sobre a intenção da criação da Orquestra Filarmónica de Luanda, uma iniciativa do GPL, em colaboração com a CNÓPERA.

Para o mês de Abril, continuou, tem em agenda a realização de vários espectáculos, com destaque para a "Vozeiral” e "Entre Rosas”, o primeiro concerto está agendado para os dias 28 e 29, enquanto o segundo está marcado para o dia 30.

Emanuel Mendes  garantiu que está a ser preparado um grande festival denominado "Cantar Renúncia Impossível” marcado para o dia 21de Setembro, para saudar o Dia do Herói Nacional, que se assinala a 17 do mesmo mês. "Estamos todos envolvidos para que a realização do concerto seja um sucesso”, assegurou.

Para o próximo ano, referiu, está previsto a realização dos concertos "Luanda Sinfónica” em comemoração ao dia da cidade de Luanda, o "Jubileu da Dipanda”, "Njango da Ópera” e a estreia "Mundial da Ópera Kilamba.”

O governador de Luanda, Manuel Homem, mostrou-se satisfeito pela acção e o contributo que a CNÓPERA tem dado no engrandecimento da cultura nacional. "Estamos dispostos a apoiar iniciativas com esta dimensão sociocultural e artística. Queremos acompanhar de perto a execução destes projectos que têm ajudado a dar ocupação aos adolescentes e descobrir o potencial de muitos deles no domínio da música erudita”.

A Companhia Nacional de Ópera de Angola foi fundada a 22 de Agosto de 2015, e é uma organização artístico-cultural, que actua na promoção da performance do canto lírico. A CNÓPERA estreou-se no dia 25 de Setembro de 2015, com a apresentação da obra sinfónica do tenor e compositor Emanuel Mendes,  intitulada "Renúncia Impossível”, do poemário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura