Política

Fórum Parlamentar da SADC saúda o Dia Mundial da Água

Yara Simão

Jornalista

Em alusão ao Dia Mundial da Água, que se assinalou, sexta-feira, sob o lema “Potencializar a Água em prol da Paz”, Boemo Sekoma, secretária-geral do Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC), enviou uma mensagem à presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, onde realçou o papel crucial da cooperação transfronteiriça no domínio da água para a promoção da paz e do desenvolvimento sustentável.

23/03/2024  Última atualização 08H20
Carolina Cerqueira recebeu mensagem de Boemo Sekoma © Fotografia por: DR

"A água não é apenas um recurso vital para a vida, mas também um poderoso instrumento para promover a compreensão, a cooperação e a estabilidade entre países. Os recursos de água doce partilhados, como os rios e as bacias hidrográficas são um excelente exemplo de que os seres humanos não têm opção senão cooperar para gerir bens naturais essenciais para o bem comum”, descreve Boemo Sekoma na mensagem.

A mensagem, anunciada durante a 4ª Reunião Plenária Ordinária da Assembleia Nacional, reafirma, também, o papel dos Parlamentos na promoção da cooperação transfronteiriça no domínio da água, através da defesa de causas, da legislação e da supervisão.

Apela, ainda, ao apoio de iniciativas que promovam o diálogo e a colaboração entre os países ribeirinhos e que reforcem os quadros institucionais de governação da água e assegurem a gestão equitativa e sustentável dos recursos hídricos partilhados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política