Em 2004, o filósofo português José Gil, natural de Moçambique, escreveu um livro cujo título é suficientemente apelativo para quem tem a curiosidade de mergulhar nas profundezas da psicologia da alma portuguesa e suas síndromas lusitanas.
O Executivo aprovou, no princípio do ano, o Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária para o período 2023-2025, enquadrado no pacote de “políticas estratégicas do Governo para fomentar e desenvolver a produção de carne”, sobretudo de gado bovino, suíno, caprino, ovino e aves, bem como outros produtos ligados à pecuária, nomeadamente ovos e leite.
Aprovado pelo Decreto Presidencial nº 13/23, de 6 de Janeiro, o plano tem vários objectivos, entre os quais a atracção de investimento privado ao longo das cadeias de valor da produção de carne e outros produtos pecuários, tal como promover a instalação de matadouros, casas legais de abate e de processamento, furos de água, centros logísticos e de frio.
Estão, igualmente, previstos no plano a aquisição de máquinas pesadas e ligeiras e camiões tecnológicos, o incremento dos níveis de produção e produtividade, acelerando a substituição racional das importações e promover as exportações para mercados específicos. Além disso, pretende-se, também, assegurar o financiamento a produtores, de preferência organizados em cooperativas, com o objectivo de os empoderar.
Para a execução do plano serão alocados cerca de 300 milhões de dólares, sendo que a maior fatia será destinada às cooperativas ou unidades de produção de animais organizadas.
Poucas semanas depois da sua aprovação, o Ministério da Agricultura e Pescas deu, recentemente, na província da Lunda-Norte, um passo importante na implementação do Plano de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária. Lançou, na Fazenda da Cacanda, o Programa de Fomento de Suínos, que vai abranger 500 famílias para a reprodução daquela espécie animal nos dez municípios da província.
Com o programa, vai estar garantida maior oferta de carne aos consumidores e fará com que a Lunda-Norte se torne auto-sustentável quanto à produção da carne suína.
Numa primeira fase, foram distribuídos 150 suínos para a reprodução, distribuídos entre 40 cooperativas de criadores ligados à actividade agro-pecuária familiar. Depois da reprodução, os beneficiários terão de devolver ao Estado 60 por cento dos descendentes dos suínos, para que estes sejam, posteriormente, distribuídos às outras famílias das comunidades circunvizinhas, com vista à expansão do programa de integração produtiva.
Para a sustentabilidade do projecto, foram formados produtores com experiência na criação de suínos e que oferecem garantias para obtenção dos resultados económicos pretendidos pelo Executivo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginActualmente os países, as regiões, as cidades, as vilas e aldeias, desejam cada vez mais, divulgar as suas manifestações culturais. Por isso, no âmbito do turismo a cultura constitui o ponto fulcral das diferenças para turistas e visitantes.
De tudo quanto foi vertido sobre o desabamento do edifício nº 76-78 na Avenida Comandante Valódia, ocorrido na madrugada de sábado, uma nota de especial importância há a realçar: damo-nos por felizes por não ter havido sequer uma única vítima humana.
Mais de 500 jovens beneficiaram, em todo o país, de financiamentos do programa de “Crédito Jovem Agricultor”, instituído pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
Angola conta, desde a semana finda, com uma representante, pela primeira vez, no Conselho Mundial de Energia (World Energy Council), sigla em Inglês, um organismo que vela pelas políticas do sector da transição energética.
Diversas personalidades angolanas que se destacaram no processo de conquista da Independência Nacional, da Paz, Democracia e Reconciliação Nacional, vão ser condecoradas, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, exortou, ontem, em Luanda, aos jovens angolanos a serem parte integrante das soluções dos problemas identificados nas comunidades onde estão inseridos, apresentando contribuições concretas para a superação das dificuldades diárias.
O vice-governador do Cuanza-Sul para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Heitor Alfredo, reconheceu, sábado, na cidade do Sumbe, o papel que as igrejas jogaram durante os 21 anos de paz efectiva que Angola vive, desde a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar aos Acordos de Paz, assinados a quatro de Abril de 2002.
O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) apelou, sábado, em Juba, Sudão do Sul, aos grupos armados para a cessação imediata das hostilidades e a retirada do Leste da RDC.
Depois de em 2019 ter contado com 200 expositores, a 5ª Edição da Expo-Indústria fechou, este sábado, com um saldo positivo de 38 empresas (238 expositores), com os principais sectores a serem o da Construção Civil (22 por cento), Comércio e Distribuição (12%), Têxteis e Restauração (11%), Artesanato (10%), Petróleo e Gás, Agro-Negócio (8%), Banca e Seguros, Indústria Mobiliária (5%).