Cultura

Filme “Kambas” projectado em Benguela

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O Movimento de Cinema Angolano (MOCA) estreou, na noite de sexta-feira, no Cine Max Benguela, o filme com o título “Kambas”. O evento teve a produção da Tatá Audiovisual.

18/03/2024  Última atualização 09H05
Filme teve estreia nacional © Fotografia por: DR

"Kambas”, filme de produção nacional do realizador António Mbuta, foi exibido em simultâneo, nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Namibe, Zaire e Malanje, criado para dar um novo impulso à sétima arte.

Na província de Benguela, a longa-metragem, com a duração de 50 minutos, estreou no Cine Max e conta a história de dois amigos de longa data, cuja amizade é posta à prova quando um deles fica numa situação fragilizada.  Kwenda, é a única solução para salvar a mãe do amigo que está entre a vida e a morte.

O projecto cinematográfico retrata a relevância de uma amizade verdadeira e tem como foco a história de dois homens com uma relação longa e duradoura.

Um dos personagens, Fred solicita ajuda ao amigo Kwenda para socorrer a sua mãe que se encontra doente. Este não mediu esforços diante do pedido e emprestou o dinheiro, uma vez que Fred não trabalhava e tinha outras dívidas a pagar. Depois desta atitude do amigo, a relação entre os dois ganha outros contornos.

Fernando Mailoge, actor principal, disse ao Jornal de Angola, que o filme começou a ser preparado em 2020 e a gravação aconteceu em Luanda, em Março de 2022. As filmagens foram na cerâmica da Samba, Gamek e Camama. "Todo o filme foi gravado em um mês. Começámos e fechámos sem sobressaltos. Correu tudo bem, conforme as expectativas”, disse.

O "Kambas” foi editado em França e já mereceu destaque no Brasil, na Primeira Amostra do Cinema Angolano em São Paulo.

Processo de produção

Relativamente ao processo de produção, Fernando Mailoge, explicou que por falta de patrocínio houve a necessidade de fazer o filme com meios próprios para suportar a alimentação e o transporte para os actores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura