Desporto

Federação leva voleibol às escolas

Adilson Francisco

Jornalista

A constituição de uma equipa de voleibol em cada escola do ensino secundário, nos diferentes municípios da província de Luanda, consta nos programas da direcção da Federação Angolana de Voleibol (FAVB) para o ciclo olímpico de 2024-2028.

03/03/2024  Última atualização 10H50
© Fotografia por: DR

A intenção foi manifestada pelo presidente da direcção, Valentim Domingos, quando procedia ao balanço da primeira fase do circuito nacional de voleibol de praia, disputado na Arena BAI na Ilha do Cabo, em Luanda.

Em declarações ao Jornal de Angola, o dirigente disse que a direcção da FAVB já contactou o Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) de modo a entrar em acordo com o Ministério da Educação (MED) para tornar a intenção uma realidade.

"O propósito da FAVB visa à criação de uma equipa em cada escola secundária de Luanda. Já formalizámos a carta ao Minjud e informaram-nos que este já fez chegar a preocupação ao Ministério da Educação. Pelo que sei, as negociações encontram-se avançadas. Agora, esperamos o aval do MED com vista à implementação do programa", explicou.

Para o dirigente federativo, a fundação de uma agremiação desportiva escolar não cabe apenas à Federação Angolana de Voleibol. O antigo atleta do 1º de Agosto explica: "A constituição de equipas de voleibol nas instituições de ensino não cabe à FAVB, mas sim ao Minjud e ao MED, pois, os dois ministérios têm de interagir de modo que a prática da modalidade seja um facto".

O objectivo da instituição desportiva prende-se com a massificação do voleibol nas comunidades, segundo Valentim Domingos.

"Não queremos só olhar para a alta competição, mas para os sectores mais baixos, como o desporto comunitário, no quadro da generalização do voleibol. Muitos talentos estão escondidos nos bairros", elucidou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto