Sociedade

Executivo cria plano para dar medicamentos

Alexa Sonhi

Jornalista

Um plano de distribuição de medicamentos para o tratamento da tuberculose (TB) foi elaborado, pelo Executivo, para ajudar no reforço das unidades sanitárias, anunciou, ontem, em Luanda, o coordenador nacional do programa da doença.

27/03/2024  Última atualização 10H30
Programa vai ajudar a atender a demanda diária de pacientes © Fotografia por: DR
Ambrósio Dissadidi disse que o plano vai permitir o país ter medicamentos suficientes para atender a demanda diária de pacientes. Como exemplo, adiantou que actualmente o país tem um "stock” de medicamentos suficientes para atender até 51 mil pacientes.

O coordenador do programa lembrou que além dos comprimidos usados para combater a doença, existe uma vacina denominada BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea).

A vacina, sublinhou, deve ser administrada o mais breve possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. "Se por vários motivos o bebé não for vacinado nessa fase, os pais são aconselhados a procurar os serviços de saúde antes deste completar um ano de vida”.

A BCG, acentuou, tem uma cobertura de até 85 por cento. Por isso, todas as crianças devem apanhar essa vacina para estarem imunizadas contra a doença, que é altamente contagiosa. A tuberculose, frisou, é a terceira causa de morbilidade e mortalidade em Angola. "Só no primeiro semestre do ano passado foram registadas 503 mortes por TB”.

De acordo com Ambrósio Dissadidi, no ano passado foram registados um total de 69.262 casos novos de TB, estes números, prosseguiu, continuam a preocupar as autoridades sanitárias. "A meta do Executivo é trabalhar para que, até 2035, a doença seja eliminada no país como problema de saúde pública”, realçou.

A tuberculose, realçou, é uma doença infectocontagiosa causada por uma microbactéria que pode atingir diferentes órgãos do corpo humano, como pulmão, ossos, sistema nervoso, intestinos e o sistema geniturinário.

Embora o único meio de transmissão da doença seja por via aérea, avançou, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e infectar outros órgãos. "Cada sistema imunológico funciona de uma maneira diferente à contaminação”, esclareceu, além de adiantar que a aglomeração de indivíduos é o principal factor de transmissão. "A pessoa com tuberculose expele o vírus ao falar, espirrar ou tossir e se alguém estiver próximo pode inalar o gente infeccioso, por meio do ar”, explicou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade