Economia

Executivo anuncia plano de acção para dinamizar a produção de arroz do país

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O Executivo tem para este Ano Agrícola um plano de acção para a dinamização da produção de arroz no país, anunciou sábado, no município de Luquembo, província de Malanje, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, no acto que marcou a abertura oficial do Campanha Agrícola 2023-2024, que vai envolver 2 milhões e 900 mil famílias camponesas.

22/10/2023  Última atualização 10H35
Ministro de Estado José de Lima Massano procedeu à abertura da Campanha Agrícola 2023-2024 na Fazenda Marsirisa © Fotografia por: Edições Novembro

O governante sublinhou a grande importância que o Executivo atribui ao sector da Agricultura para alavancar a economia nacional e o elevar o bem-estar das famílias angolanas.

Para que isso aconteça, José de Lima Massano sublinhou que é preciso ter um sector agrícola forte e dinâmico, capaz de atender às necessidades alimentares dos angolanos e gerar matéria-prima  para a indústria transformadora nacional, sem esquecer de produzir em grande escala para a exportação do excedente.

José de Lima Massano sustentou que o desenvolvimento do sector agrícola "é uma prioridade absoluta na agenda do Executivo angolano”, daí que foram definidos os programas de produção de Grãos, de Pecuária e de Pescas, entre outros, para assegurar um foco no desenvolvimento de bens essenciais para o país deixar de importar quase tudo o que consome.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica sublinhou que, na sequência destes programas, têm vindo a ser tomadas várias medidas para o aumento da produção agrícola nacional, com a inclusão de investimentos em infra-estruturas de apoio à  produção agrícola, pecuária e florestal, bem como a disponibilização de recursos financeiros para a actividade agrícola privada de natureza comercial, sem esquecer o apoio às famílias com insumos, instrumentos de trabalho e disseminação de técnicas para melhor produtividade dos campos, a definição de preços mínimos garantidos para estimular a produção de bens de amplo consumo, mas que são ainda de baixa oferta interna.

José de Lima Massano assegurou que o Executivo está igualmente a trabalhar na intensificação de acções que visam o uso das sementes melhoradas na produção agrícola, na reabilitação e conservação dos perímetros irrigados, criação de centros logísticos de distribuição de produtos alimentares e na potenciação de formação técnico-profissional, tomando como ponto de partida a reestruturação e revitalização do Instituto Médio Agrário de Malanje, da  Escola de Regentes Agrícolas do Tchivinguiro, na Huíla, e da Escola Técnica Agrária do Cuanza-Sul.

O ministro de Estado garantiu que o Executivo vai continuar a focalizar as suas atenções na criação de condições para que os agricultores familiares e comerciais possam desenvolver a sua actividade com sucesso e assim contribuir para o crescimento do sector.

O governante convidou, por outro lado, os empreendedores a apostarem na produção interna de sementes, fertilizantes e de equipamentos mecânicos essenciais para a produção agrícola, tendo em conta que o país possui um mercado com grande potencial e, por isso mesmo, tem de continuar  a proteger e estimular os produtos nacionais de forma destemida.

Segundo fez saber ainda o ministro de Estado, a mobilização de recursos para a presente campanha agrícola já ultrapassou os 153 mil milhões de kwanzas.

 
Revolução agrícola

O ministro da Agricultura e Florestas, Francisco de Assis, referiu que o país está a conhecer uma verdadeira revolução agrícola, transformando Angola de um país de "petrodependente” para um país de economia diversificada, em que a agricultura é chamada a desempenhar um papel chave para a garantia da segurança alimentar e independência económica.

Acrescentou que este processo requer a participação de todos os angolanos, independentemente das suas convicções filosóficas, políticas ou religiosas. O que conta neste momento é que se trata de uma questão de nação e pátria a que todos são chamados a dar o seu contributo, como forma de honrar os antepassados.

Francisco de Assis sublinhou que todos os anos o país assinala o início das sementeiras, mas admitiu que nunca se deu tanta importância e adesão à agricultura como nos últimos cinco anos, cujos reflexos das políticas públicas direccionadas ao sector são cada vez mais visíveis.

O ministro reconheceu, todavia, que o país ainda tem um longo caminho a percorrer e que também há complexos problemas estruturais por resolver, com incidência directa e marcante na vida do agronegócio, sublinhando que os factores de produção são ainda limitados, assim como as dinâmicas e actuações.

"Temos que corrigir ainda muita coisa, acertar certos passos, ter uma outra conduta perante o trabalho e a forma de ser e de estar na vida do agro, criando as bases rumo ao progresso e bem-estar comum”, observou o ministro.

 
Ultrapassar as carências

Francisco de Assis considerou ainda que só trabalhando na agricultura, o país será capaz de ultrapassar as carências sociais e reduzir os altos índices dos preços dos alimentos básicos, que a todos preocupa.

O titular da pasta da Agricultura e Florestas enalteceu o empenho do Presidente da República, do Governo angolano e dos técnicos do sector, que acreditam que Angola é capaz de fazer a grande revolução agrícola, a par dos empresários que lutam dia e noite para o crescimento da produção nacional, apesar das dificuldades de conjuntura que o país ainda vive.

O elogio especial do ministro foi para as famílias camponesas, que garantem mais de 90 por cento dos produtos agrícolas que circulam no país.

Retribuiu igualmente gratidão aos jovens angolanos que se têm afirmado na vida agrícola com resultados já bem visíveis.

Garantiu, por outro lado, que na campanha agrícola ora aberta todas as atenções estarão voltadas para a produção de arroz,  visto que o país gasta muitas divisas na importação deste produto.

Lembrou que a região de Sonho, que compreende os municípios de Luquembo, Kambundi Catembo e Queima, tem um forte potencial e excelentes condições para a produção de arroz em grande escala,  apelando à mobilização das populações e dos jovens à produção deste cereal para suprir o problema, porque as divisas poupadas com a produção nacional e a redução das importações vão ajudar a desenvolver outros sectores da vida nacional.

"Não devemos continuar à espera que os outros façam por nós e urge a todos um engajamento construtivo e confiança de que também somos capazes e, tendo em conta que a ciência é universal, é hora de trabalhar e não perder tempo em coisas menos importantes nesta fase de desenvolvimento. Urge a dedicação ao trabalho e vencer as barreiras, dificuldadesc e incompreensões”, disse o ministro da Agricultura e Florestas.

Acrescentou que "o povo precisa de resultados positivos, por isso é preciso abster-se de teorias que não nos levam a nada.  Esta Campanha Agrícola 2023-2024 será a do relançamento da produção de arroz e o município de Luquembo dá o ponta-pé de saída rumo à autossuficiência alimentar”, realçou.

Segundo fez saber ainda o ministro, a questão dos insumos está a merecer a atenção do Executivo e tudo está a ser feito para que os produtores tenham acesso aos factores de produção.

Disse ainda que em todas as regiões onde existirem condições para desenvolver a cultura do arroz é preciso engajamento e começar imediatamente a produzir.

De acordo ainda com o ministro, análises feitas pelo Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Agricultura e Florestas apontam que o país deve ter anualmente nunca menos de 15 mil toneladas de sementes de arroz e uma grande oportunidade para o sector privado produzir esta quantidade de sementes.

"O arroz é possível ser cultivado nas 18 províncias do país e que se todos nós nos  engajarmos, é possível  produzir  nunca menos de 500 mil toneladas de arroz por ano, para se reduzir as importações deste cereal crucial na dieta alimentar dos angolanos”, declarou.


Malanje produz mais de um milhão de toneladas de mandioca

O governador provincial de Malanje em exercício, Angelino Quissonde, fez saber que fruto do apoio do Executivo, a província de Malanje contribuiu com a produção de mais de um milhão de toneladas de mandioca, 17 mil toneladas de feijão, 5.700 de soja, tendo destacado ainda o fornecimento pelo Executivo de 200 toneladas de sementes de arroz, igual número de adubo composto e 400 simples.

Acrescentou que Malanje conta com 13 unidades empresariais, daí a necessidade de mais apoio com vista a contribuir muito mais no Planagrão.

A Campanha Agrícola 2023-2024 foi ontem aberta na Fazenda Marsiris, que com 5 mil hectares preparados prevê colher 25 mil toneladas de produtos diversos. A região de Sonho conta com uma área de 250 mil hectares para o cultivo de arroz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia