Política

Embaixador realça operacionalização do Corredor do Lobito no âmbito da SADC

JA Online

O embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme, realçou, este sábado, os importantes passos dados por Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo (RDC)para operacionalização do Corredor do Lobito.

23/03/2024  Última atualização 11H18
© Fotografia por: Cedida

O projecto de integração regional que permitirá aos três países transportar metais usados para fabricar veículos eléctricos e turbinas eólicas das minas interiores para o porto, reduzindo o tempo de transporte de semanas para dias, destina-se a diversificação das fontes de financiamento e concretização dos projectos dos países da região, como declarou o Presidente da República, João Lourenço, aquando da assumpção da Presidência da SADC, organização integrada pelo Botswana, Comores, RDC, ESwatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Numa mensagem endereçada ao corpo diplomático e à comunidade angolana residente no Egipto, alusiva ao Dia da Libertação da África Austral, que hoje se assinala, no âmbito da Presidência da SADC pela República de Angola, o diplomata afirmou que o acordo tripartido permitirá que os três Estados desenvolvam conjuntamente regulamentos e sistemas de corredores harmonizados, para promover o desenvolvimento de infra-estruturas.

Na mensagem, o diplomata faz um histórico sobre a Libertação da África Austral, cujo ponto alto foi a conhecida "Batalha do Cuito Cuanavale” (ocorrida entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988), na província do Cuando-Cubango, onde confrontaram-se os exércitos de Angola (ex-FAPLA), contra o exército sul-africano, considerada a mais prolongada batalha que teve lugar no continente africano, desde a Segunda Guerra Mundial.

Durante a Presidência rotativa da SADC por Angola, assumida em Outubro de 2023, para o período 2023-2024, segundo o embaixador Nelson Cosme, o principal desígnio é fazer da SADC uma região pacífica, inclusiva, competitiva e industrializada, o que passa pela implementação dos objectivos definidos, destinados a alcançar a valorização do capital humano, questões financeiras, paz e estabilidade na região.

"Em suma, a República de Angola procurará garantir a execução dos principais objectivos da SADC, que consistem em alcançar o desenvolvimento económico, a paz e a segurança, o crescimento, reduzir a pobreza, elevar o nível e a qualidade de vida das populações da África Austral, e apoiar as camadas sociais desfavorecidas, por via da integração regional”, enfatizou.

No âmbito da Agenda da União Africana 2063, acrescentou o diplomata, uma das novas propostas do bloco é desenvolver uma união aduaneira com a redução e, ou eliminação das tarifas alfandegárias. Com isso, propõe-se garantir o desenvolvimento económico dos países envolvidos, com a ampliação e o fomento do mercado interno, e impulsionar a implementação da Zona de Comércio Livre.

Nelson Cosmes sublinhou, ainda, que Angola continua a defender uma frente mais unida e uma voz comum para salvaguardar a posição da Organização em questões internacionais fundamentais, como a paz, segurança, o reforço da democracia, desenvolvimento sustentável e alterações climáticas, avançou a nota da embaixada enviada ao JA Online.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política